Jair Bolsonaro (PL) foi o candidato que mais recebeu votos em Joinville na disputa pela Presidência da República nas Eleições 2022. No entanto, o atual presidente teve queda na porcentagem de votos do primeiro turno em relação ao pleito de 2018, enquanto o PT viu o desempenho melhorar na maior cidade de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Na eleição passada, Bolsonaro conquistou 72,06% dos votos válidos para presidente em Joinville. Quatro anos depois o desempenho caiu em aproximadamente três pontos percentuais, terminando o primeiro turno com 68,98% na cidade.
Apesar disso, o presidente melhorou o desempenho em número de votos de uma eleição para outra. Bolsonaro foi escolhido por 230 mil eleitores no primeiro turno de 2018, enquanto no último domingo (2) foram 239 mil votos.
O candidato do PT, por outro lado, melhorou em número de votos e também na porcentagem dos votos válidos entre as duas eleições presidenciais. Em 2018, Fernando Haddad foi escolhido por 26,6 mil eleitores, representando 8,4%. Neste ano, o ex-presidente Lula recebeu 74,2 mil votos, o que significa 21,4%.
Continua depois da publicidade
Mesmo assim, o desempenho do candidato petista em Joinville ainda é menor do que em eleições anteriores. Tanto a ex-presidente Dilma Roussef foi melhor em 2010 (85 mil votos – 29% do total) e 2014 (75 mil – 26%), quanto o ex-presidente Lula teve votações mais expressivas em 2006 (91 mil votos – 34%) e 2002 (140 mil – 57%).
PDT e Novo têm queda; MDB melhora
Em relação aos demais partidos que disputaram as duas últimas eleições presidenciais, apenas o MDB conseguiu aumentar o desempenho em Joinville. No primeiro turno de 2018, o candidato Henrique Meirelles foi votado por apenas 1,18% do eleitorado joinvilense. Neste ano, a senadora Simone Tebet recebeu 4,16% dos votos, sendo a terceira melhor colocada na cidade.
Por outro lado, o candidato Ciro Gomes (PDT) viu o desempenho cair entre uma eleição e outra. Há quatro anos foi o terceiro mais votado, com 6,3%, mas neste ano caiu para a quinta colocação, com 2,04% dos votos.
Queda semelhante aconteceu com o partido Novo, que recebeu 5,24% dos votos com o candidato João Amoêdo, em 2018. Já em 2022, dois anos após o prefeito Adriano Silva (Novo) ter sido eleito em Joinville, o candidato Felipe D’Ávila foi votado por 2,73% dos eleitores, representando uma queda de aproximadamente 7 mil votos.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Quem venceu a corrida para o governo estadual em cada cidade de SC; veja mapa
Após 16 anos, Joinville voltará a ter um só deputado federal com base na cidade
Pela sexta vez consecutiva, Joinville elege três deputados estaduais
De novo, mais de 100 mil eleitores em Joinville deixam de escolher deputado