Jair Bolsonaro, em sua estadia em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, mandou uma mensagem aos pescadores brasileiros nesta segunda-feira (21). Em visita à Ilha da Paz, ele foi à base naval e emitiu o comunicado de fim de ano aos pescadores. 

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

“Um ano de muitas entregas, muito trabalho. A última ação nossa foi permitir que os pescadores de Santa Catarina e Paraná possam pescar nos mares do Rio Grande do Sul. Conseguimos uma liminar com o ministro Kássio Marques, revogando uma lei estadual, entre outras coisas”, afirmou.

> Conheça o Forte Marechal Luz onde Jair Bolsonaro está hospedado em SC

Ele referia-se à uma liminar que autorizou a pesca de rede de arrasto nas 12 milhas náuticas da faixa marítima da zona costeira do Rio Grande do Sul, o que é proibido por lei desde 2018. O ministro Kassio Marques assinou a autorização no último dia 15 de dezembro. A prática estava proibida desde 2018, pela Lei nº 15.223/2018, que instituiu a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca no Rio Grande do Sul e criou o Fundo Estadual da Pesca.

Continua depois da publicidade

Bolsonaro estava acompanhado pelo secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, que também enviou sua mensagem aos pescadores. Além de conhecer o Farol da Ilha da Paz — a maior do arquipélado das Graças, perto da Praia do Forte — o presidente também pescou e foi à praia nesta segunda-feira. Ele está acompanhado pelo filho Eduardo Bolsonaro.

Ele chegou em Santa Catarina no sábado (19). Após pousar no Aeroporto de Navegantes, foi de helicóptero sobrevoar o Alto Vale do Itajaí, acompanhado do governador Carlos Moisés (PSL). À tarde, pousou em Joinville e visitou o 62º Batalhão de Infantaria de Joinville e foi à casa do deputado federal Coronel Armando, que fica nos arredores do batalhão. Depois, seguiu para São Francisco do Sul.

No domingo (20), ele foi à praia e tirou fotos com os banhistas. Pelas imagens gravadas por moradores e turistas, é possivel perceber que as regras estaduais de utilização de máscaras e distanciamento social, como forma de prevenção ao novo coronavírus, não foram respeitadas. 

Leia mais

“Pressa para a vacina não se justifica”, diz Bolsonaro

> Saavedra: Bolsonaro atende a pedido de deputado e faz visita em Joinville

> Bolsonaro sobrevoa áreas atingidas na tragédia de Presidente Getúlio, em SC