O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de evento de campanha com aliados catarinenses e apoiadores em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã desta terça-feira (11). Em breve discurso, ele foi aplaudido ao falar de pautas ideológicas e viu aliados pedirem uma “cruzada” contra as abstenções no segundo turno das eleições de 2022.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

— Não somos favoráveis ao aborto, não somos fomos favoráveis à legalização das drogas, somos contra a ideologia de gênero, não admitimos um banheiro unissex para as nossas crianças — disse Bolsonaro, que ganhou aplausos a cada frase.

— E como eu sempre digo: povo armado jamais será escravizado — emendou.

O encontro foi realizado em um centro de eventos local, o Expocentro Balneário Camboriú, para receber prioritariamente prefeitos catarinenses em apoio a Bolsonaro. A expectativa dos organizadores era de juntar cerca de 200 nomes — no primeiro turno, o presidente foi o mais votado em 263 de 295 cidades do Estado.

Continua depois da publicidade

No palco montado em um dos salões do centro de eventos, ocuparam a linha de frente junto com Bolsonaro, no entanto, nomes do Legislativo eleitos em Santa Catarina pelo PL, caso do agora senador Jorge Seif (PL), o também senador e candidato ao governo catarinense Jorginho Mello (PL) e o empresário Luciano Hang.

Os prefeitos ficaram alocados, principalmente, em cadeiras dispostas na metade frontal do salão — não foi divulgada uma lista de quais são os nomes em apoio a Bolsonaro. Já na metade mais ao fundo do salão, apoiadores do presidente puderam participar de pé do evento.

O único prefeito a ganhar maior destaque foi o de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira (PL), que coordenou a campanha de Seif e viabilizou a recepção a Bolsonaro.

Oliveira foi o primeiro a discursar, por volta das 11h, quando o presidente apareceu ao público, dando especial atenção às mulheres, público entre o qual Bolsonaro tem tido menor apelo eleitoral.

Continua depois da publicidade

Seif foi ao microfone em seguida e adotou o mesmo tom, dando ainda destaque aos eleitores que não foram votar no primeiro turno.

— Em Santa Catarina, foram mais de 1 milhão de abstenções. Não adianta tentar converter voto de petista. Com imbecil, não se discute, o seu papel enquanto catarinense e patriota é pedir às pessoas que foram às praias, aos caminhoneiros, aos seus amigos, que façam seu papel de cidadão — disse Seif.

Jorginho discursou em seguida, puxando a vice de sua chapa, Marilisa Boehm (PL), para a frente do palco e reforçando também atenção aos que se abstiveram no último dia 2.

— Temos que fazer uma grande cruzada para chamar quem não votou. Temos que intimá-los, convidá-los a ir para urna — disse o senador, que fez maior apelo pela candidatura de Bolsonaro do que para a sua própria. No primeiro turno, o presidente fez 62,21% dos votos válidos de Santa Catarina, o que já elegeria Jorginho. 

Continua depois da publicidade

Depois dele, foi a vez de Bolsonaro discursar. O presidente deu início à fala batendo continência a um ex-combatente pracinha presente no palco e equiparou a guerra lutada pelo homenageado à eleição atual, onde a liberdade das pessoas estaria em jogo.

Bolsonaro passou então a falar dos índices econômicos de seu governo, sobre os auxílios aprovados e a redução de impostos que incidem sobre combustíveis, além da deflação de preços.

Em seguida, ele chegou à pauta ideológica, quando atraiu maior empolgação. Ao final da fala, Bolsonaro fez breve menção aos prefeitos, defendendo repasses feitos pela União aos municípios ao longo de seu governo.

O presidente também recebeu a oração de um pastor e encerrou o evento com uma criança nos ombros. Antes de deixar o local, ele ainda foi em direção à aglomeração dos apoiadores.

Continua depois da publicidade

De Santa Catarina, Bolsonaro partiu em viagem ao Rio Grande do Sul, onde teria agenda semelhante com prefeitos ainda nesta terça. Ele partiu de Navegantes, onde havia pousado às 9h e a cerca de 50 minutos de carro de Balneário Camboriú.

Veja vídeo de Bolsonaro em SC