O presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou tomar o celular de um manifestante ao ser provocado por ele na saída do Palácio do Alvorada, em Brasília, nesta quinta-feira (18), em ocasião em que tirava fotos com apoiadores. O jovem envolvido na confusão se trata de um youtuber chamado Wilker Leão, de acordo com o g1, que gravou a cena. 

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do DC no Telegram

Antes de ser abordado pelo presidente, Leão fazia provocações enquanto gravava a si mesmo e a Bolsonaro. Em certo momento, o jovem chega a ser jogado no chão. Não fica claro, no entanto, se o autor da agressão é algum apoiador ou um agente da equipe da segurança presidencial, que tenta afastar o manifestante ao longo do episódio.

O youtuber passa então a xingar o presidente de “vagabundo”, “safado”, “covarde” e “tchutchuca do Centrão”. Bolsonaro, que já estava de volta dentro do carro com o qual havia chegado ao local, deixa então o veículo e vai em direção ao jovem. Neste momento, o mandatário da República puxa o manifestante pela gola da camisa e depois pelo braço, ao tentar tomar o celular com o qual o jovem gravava toda a cena.

O jovem resiste à tentativa do presidente e passa então a ser acuado por membros da equipe de apoio de Bolsonaro. O mandatário da República segue então em contato com seus apoiadores, já com o youtuber afastado do local.

Continua depois da publicidade

Instantes depois, o manifestante volta a se aproximar do presidente, desta vez com anuência dos seguranças, e conversa com ele por alguns minutos.

— Você pode conversar à vontade comigo, sem problema nenhum — disse Bolsonaro, já com os ânimos de ambas as partes aparentemente mais acalmados. Após a breve conversa, o presidente volta então a entrar no carro para deixar o local.

Toda a cena está em vídeo registrado pelo g1. Também de acordo com o portal, Leão é conhecido por gravar provocações na saída do Alvorada aos apoiadores de Bolsonaro. Ele também tem publicações em que provoca petistas em manifestações.

Leia mais

Bolsonaro grava para campanha em SC, mas deixa candidato de fora

Pesquisa dos candidatos ao governo de SC será divulgada pela NSC