O presidente Jair Bolsonaro nomeou um militar para assumir o cargo de secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), considerado o cargo de número 2 da pasta. O decreto de nomeação de Ricardo Machado Vieira foi publicado na edição desta sexta-feira (29), no Diário Oficial da União.
Continua depois da publicidade
Vieira foi secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa e chefe do Estado Maior da Aeronáutica. Até a nomeação para o novo cargo, trabalhava como assessor especial do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do MEC responsável por programas de alimentação e transporte escolar.
Após a demissão de Luiz Antonio Tozi do cargo de secretário-executivo pelo governo, o ministro Ricardo Vélez Rodríguez havia anunciado outras duas pessoas para assumir o posto, mas foi desautorizado pela Presidência. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o ministro tem uma reunião nesta manhã com o presidente Bolsonaro. O MEC enfrenta uma crise em função de disputas internas dentro da pasta.