O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quarta-feira (19) que as Forças Armadas “não fazem auditoria” de urnas eletrônicas. A declaração ocorre um dia após o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pedir ao Ministério da Defesa que apresente uma cópia dos documentos sobre uma eventual auditoria no sistema eleitoral brasileiro no primeiro turno.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

O atual chefe do Executivo federal, que é candidato à reeleição, foi questionado por jornalistas, no Palácio da Alvorada, se teve acesso ao relatório dos militares. Bolsonaro disse que a existência do documento trata-se de uma “furada” e uma “fake news”. “Olha, as Forças Armadas não fazem auditoria. Lançaram equivocadamente… A Comissão de Transparência Eleitoral não tem essa atribuição. Então, furada, fake news”, afirmou o presidente. 

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total

Em 2 de outubro, após o início da apuração do primeiro turno, Bolsonaro foi questionado pela imprensa se as Forças Armadas realizaram uma “auditoria” nas urnas. Em resposta, ele disse que um “relatório” seria feito pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. Nesta quarta, o presidente negou que tenha falado em relatório. “Você está botando na minha boca agora? Não bota na minha conta, não”, respondeu.

Continua depois da publicidade

Leia mais em Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Assista ao vídeo e saiba tudo sobre o segundo turno das Eleições 2022

Leia também

Joaçaba lidera casos de assédio eleitoral em SC; veja lista

Pesquisa Ipec: Bolsonaro tem 63% e Lula 27% na corrida para presidente em SC

Alunos protestam após professora se manifestar contra Bolsonaro e ser demitida em Joinville