O presidente Jair Bolsonaro comentou o rompimento de barragem da mineradora Vale em Brumadinho, em Minas Gerais, nesta sexta-feira (25).

Continua depois da publicidade

"Lamento o ocorrido em Brumadinho-MG. Determinei o deslocamento dos Ministros do Desenvolvimento Regional e Minas e Energia, bem como nosso Secretario Nacional de Defesa Civil para a Região", escreveu o presidente nas redes sociais.

Bolsonaro disse que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também está a caminho de Minas.

"Todas as providências cabíveis estão sendo tomadas", afirmou o presidente.

O presidente deve ir a Brumadinho na manhã de sábado (26) para acompanhar pessoalmente os desdobramentos do rompimento de uma barragem no local. Segundo o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, Bolsonaro tem a intenção de partir de Brasília por volta de 8h de sábado.

Continua depois da publicidade

O presidente ainda determinou a instalação e um gabinete de crise no Palácio do Planalto e no Ministério do Meio Ambiente para acompanhar a situação.

"O governo federal acompanha de perto a evolução da situação em estado de colaborar com o estado de Minas Gerais", diz nota lida pelo porta-voz.

Bolsonaro deve passar por uma cirurgia na próxima segunda-feira (28), em São Paulo, para a retirada de uma bolsa de colostomia. Trata-se do terceiro procedimento decorrente de uma facada da qual foi vítima em setembro.

Confira a íntegra da nota:

"O Presidente da República lamenta as eventuais perdas de vidas ocasionadas pelo rompimento da barragem na cidade de Brumadinho em Minas Gerais. Determinou o imediato estabelecimento de Gabinetes para acompanhar evolução da situação, tanto no Palácio do Planalto, quanto no Ministério do Meio Ambiente. Os Ministérios de Minas e Energia, Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional e Defesa foram acionados para integrar esforços Federais e Estaduais. O Governo Federal permanece acompanhando a evolução da situação em condições de colaborar o Estado de Minas Gerais. O Presidente da República deve se deslocar para a região no sábado (26), às 08h. As assessorias de imprensa dos diversos Ministérios estarão em condições de apoiar as suas demandas dentro das especificidades de cada pasta."

Continua depois da publicidade

Ministério do Meio Ambiente

Em nota divulgada no início da tarde, o Ministério do Turismo lamentou o rompimento da barragem e se solidarizou com a comunidade afetada:

"A Pasta entende que a maior preocupação deve ser com as vidas impactadas pela tragédia. Além de todos os danos ambientais, o rompimento afeta o Instituto Inhotim, maior centro de arte ao ar livre da América Latina e importante atrativo turístico do Brasil".

A nota também informa que o ministério se colocou à disposição para trabalhar em parceria com outros órgãos do governo para dar apoio às famílias atingidas e trabalhar na recuperação da região "para minimizar o impacto da catástrofe e, por meio do turismo, ajudar a comunidade a superar o trauma e retomar a vida", conclui a nota.