O presidente Jair Bolsonaro (PL) encerrou a campanha eleitoral do primeiro turno neste sábado (1), em Joinville. Uma motociata reuniu uma multidão de apoiadores em vias da maior cidade catarinense. Sem capacete, Bolsonaro circulou por cerca de 1h30min com o candidato do PL ao Senado, Jorge Seif, na garupa. 

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os apoiadores do candidato a reeleição se reuniram no Centro de Eventos Sítio Novo, na avenida Santos Dumont, na zona Norte de Joinville. O local fica a cerca de 500 metros do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, onde o presidente pousou por volta das 14h30min.

Veja como foi a passagem de Bolsonaro por Joinville

Bolsonaro saiu do aeroporto em um carro aberto e foi até o ponto de início da motociata, que partiu pela Avenida Santos Dumont por volta das 16h15min. O trajeto seguiu pela avenida e depois foi em direção ao Centro de Joinville pela Beira-Rio, passando em frente ao Centreventos Cau Hansen. Depois, a motociata liderada por Bolsonaro seguiu pelas ruas Max Colin e Marquês de Olinda, até voltar à Santos Dumont e retornar ao ponto de partida.

Pela manhã, Bolsonaro cumpriu agenda em São Paulo, onde também saiu em motociata pelas ruas de São Paulo até o Parque Ibirapuera. Em SC, participaram do ato o candidato ao governo Jorginho Mello (PL), o postulante ao senado Jorge Seif (PL) e o empresário catarinense Luciano Hang, além de outros apoiadores e candidatos a cargos no Congresso e na Alesc.

Continua depois da publicidade

O trajeto da motociata ainda não foi divulgado oficialmente, mas é possível que o presidente passeie com os apoiadores em ruas como Santos Dumont, Beira-Rio, Max Colin e Marquês de Olinda.

A decisão do presidente em encerrar a campanha do primeiro turno em Santa Catarina contraria o que pensava a equipe estratégica de Bolsonaro, de acordo com a colunista Dagmara Spautz. A preferência do grupo era reservar o último ato antes das eleições em São Paulo, onde está o maior colégio eleitoral do país.

Terceira passagem por Joinville

No entanto, Bolsonaro concentrou o fim da campanha em Joinville, que foi a cidade com maior votação proporcional a favor do presidente nas eleições de 2018, considerando os municípios de maior porte do Brasil. No primeiro turno, fez 72% dos votos válidos no município, enquanto no segundo turno foram 83%.

Foi a terceira vez em que Bolsonaro visita Joinville desde que foi eleito. Em 2020, teve uma rápida passagem quando desceu no aeroporto em direção a São Francisco do Sul. Já em agosto do ano passado, visitou a sede dos Bombeiros Voluntários e almoçou com empresários da cidade.

Continua depois da publicidade

Vídeo mostra tudo sobre as Eleições 2022:

Leia também:

Pesquisa Ipec: Bolsonaro aumenta vantagem na disputa para presidente em SC

Pesquisa Ipec: Colombo segue à frente na disputa para o Senado; Seif é o segundo

Pesquisa Ipec: Jorginho vence a maioria das simulações para segundo turno em SC

Pesquisa Ipec: Jorginho e Moisés mantêm-se à frente e podem disputar o segundo turno em SC