O presidente Jair Bolsonaro fez na manhã desta terça-feira (24) o discurso de abertura da 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos. Tradicionalmente, cabe ao presidente do Brasil fazer o discurso que abre o evento, seguido do líder norte-americano. A sessão foi aberta às 10h07min pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.
Continua depois da publicidade
Um dos focos de Bolsonaro foi a Amazônia. O presidente voltou a falar sobre a soberania do Brasil sobre o território da floresta.
— É uma falácia dizer que a Amazônia é patrimônio da humanidade — disse Bolsonaro.
Acompanhe algumas frases do discurso:
"Apresento aos senhores um novo Brasil, que ressurge depois de estar à beira do socialismo. Um Brasil que está sendo reconstruído a partir dos anseios e ideais de seu povo".
Continua depois da publicidade
"No meu governo o Brasil vem trabalhando para conquistar a confiança do mundo, diminuindo o desemprego e o risco para os negócios."
"Acordo entre PT e governo cubano trouxe médicos sem comprovação ao Brasil. Um verdadeiro trabalho escravo."
"Temos feito a nossa parte para ajudá-los. (..) Queremos que outros países não experimentem esse nefasto regime." (Disse o presidente em referência à crise na Venezuela)
"Não pode haver liberdade política sem que haja liberdade econômica." (Destacou a citar as privatizações)
Continua depois da publicidade
"Estamos prontos para iniciar nosso processo de adesão a OCDE. Já estamos adiantados em todos os terrenos."
"É uma falácia dizer que a Amazônia é patrimônio da humanidade e um equívoco dizer que a nossa floresta é o pulmão do mundo."
"A visão de um líder indígena não representa a de todos os índios brasileiros. Muitos, como Raoni, são usados como peça de manobra para governos estrangeiros para avançar seus interesses na Amazônia."
"Acabou o monopólio do senhor Raoni."
"Seguiremos contribuindo dentro e fora da ONU para um mundo em que não haja impunidade e esconderijos para corrupção."
Continua depois da publicidade
"Medidas foram tomadas e conseguimos reduzir em mais de 20% o número de homicídios nos primeiros meses do meu governo. O Brasil agora está mais seguro."
"A Amazônia não está sendo devastada e nem sendo consumida pelo fogo, como diz a mídia. Não deixem de conhecer o Brasil. Ele é muito diferente do que é estampado pelos jornais."
"O Brasil é um país aberto ao mundo, em busca de parceria em todos que tem vontade de trabalhar."
"Nas últimas décadas nos deixamos seduzir por sistema ideológicos. (..) que dominaram meios de educação, universidade e escolas. Tentam destruir a inocência de nossas crianças. (..) O politicamente correto passou a dominar o debate público."
Continua depois da publicidade
"A ideologia invadiu a própria alma humana para dela expulsar Deus. E com esses métodos, essa ideologia sempre deixou um rastro de morte, ignorância e miséria por onde passou."
Assista ao discurso na íntegra:
Essa foi a primeira vez que Bolsonaro participou do evento, que reúne, anualmente, a maioria dos chefes de Estado de todo o mundo.