A defesa de Jair Bolsonaro (PL) entregou nesta terça-feira (4) em uma agência da Caixa Econômica Federal em Brasília o terceiro kit de joias recebido da Arábia Saudita. A providência atende a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).
Continua depois da publicidade
Relógio de R$ 800 mil devolvido por Bolsonaro é moldado em ouro e tem pulseira de couro de jacaré
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Composto por um relógio da marca Rolex, abotoaduras, um anel em ouro branco, uma caneta da marca Chopard e um tipo de rosário, esse estojo é similar ao que foi entregue pelos advogados do ex-mandatário no dia 24 de março.
Bolsonaro recebeu o estojo quando visitou a Arábia Saudita em outubro de 2019. O pacote passou a compor seu acervo privado no mês seguinte, como mostrou a Folha de S.Paulo.
Continua depois da publicidade
Bolsonaro é intimado pela PF a depor em investigação sobre joias
Ex-secretário de Comunicação da gestão passada, Fabio Wajngarten afirmou, em uma rede social, que a “entrega reitera o compromisso da defesa do presidente Bolsonaro de devolver todos os presentes que o TCU solicitar, cumprindo a orientação do ex-mandatário do país, que sempre respeitou a legislação em vigor sobre o assunto”.
Além desse estojo de presentes, outros dois foram enviados por sauditas em outubro de 2021 por intermédio de uma comitiva do Ministério de Minas e Energia chefiada pelo então titular da pasta, Bento Albuquerque, que esteve naquele país.
Um conjunto de joias, supostamente destinado à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, foi apreendido no aeroporto internacional de Guarulhos (SP). Os artigos de luxo estavam com um dos assessores de Bento Albuquerque, que tentou ingressar no país sem declará-los à Receita Federal.
O outro kit não foi interceptado pela Receita. Estava na bagagem do ex-ministro, como ele admitiu em depoimento à Polícia Federal, e ficou sob a guarda do ministério por um ano até ser entregue, em novembro de 2022, à Presidência, para compor o acervo de Bolsonaro.
Continua depois da publicidade
Leia também
Comissão de Anistia revisa negativas de Bolsonaro e prevê concessão coletiva
Defesa de Bolsonaro devolve joias sauditas
Abin sob Bolsonaro usou programa secreto para rastrear pessoas