A lista com os candidatos ao cargo de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve ser definida nesta quarta-feira (4), pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente Jair Bolsonaro deve escolher um dos nomes indicados pela Corte e nenhum deles pode estar alinhado ao Planalto. A vaga foi aberta em março, após a saída do então ministro Carlos Mário Velloso Filho.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do DC no Telegram
Conforme informou o UOL, o TSE escolheu quatro candidatos, desses, três serão selecionados pelo STF e estarão na lista enviada à Bolsonaro. Os nomes foram: André Ramos Tavares, Fabrício Medeiros, Vera Lúcia Santana e Rogéria Fagundes Dotti.
O presidente é obrigado a eleger um dos nomes que constam na lista e não há prazo para a decisão, que pode ser feita, inclusive, depois das eleições presidenciais em outubro ou por um novo presidente. No governo de Dilma Rousseff o TSE também esteve com uma vaga aberta por alguns meses.
Os quatro nomes indicados pelo STF não têm ligações com Bolsonaro, portanto, não será surpresa que a escolha seja feita após a decisão eleitoral.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Novo ICMS tem surpresas e pode render desconto no valor do leite
Aprovada lei que aumenta pena para crimes contra menores
Bolsonaro rebate DiCaprio após post sobre eleições no Brasil