O presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu no segundo turno “virar o voto” em 11 cidades de Santa Catarina, que haviam dado a vitória para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na primeira etapa das eleições 2022. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato, que tentava a reeleição, venceu em 274 municípios catarineneses, enquanto o petista conquistou 20 prefeituras. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A maior votação de Bolsonaro foi na cidade de Rio Fortuna, no Sul catarinense, com 84,89%. Benedito Novo, no Vale do Itajaí, que havia dado a maior votação para o atual presidente no primeiro turno, aparece em segundo lugar com 83,72% dos votos. 

Jorginho Mello garante vitória em 94% das cidades catarinenses; veja votação por município

O bolsonarismo no Estado também mostrou sua força com a conquista de 274 prefeituras, 11 a mais do que no primeiro turno. As viradas de voto, inclusive, foram as principais responsáveis pela votação expressiva de Bolsonaro. Elas aconteceram em Paraíso, Bandeirante, Flor do Sertão, Formosa do Sul, Nova Itaberaba, Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada, Macieira, Timbó Grande, Vargem e Anita Garibaldi. 

Continua depois da publicidade

Por conta disso, o ex-presidente Lula perdeu prefeituras. Assim como no primeiro turno, a cidade que deu a maior votação para o petista foi Entre Rios, no Oeste, com 69,26% dos votos. 

Em Santa Catarina, ainda, houve um empate entre os dois candidatos. Ele ocorreu no município de Irati, no Oeste catarinense: ambos receberam 50% da intenção de votos dos eleitores. 

Por fim, nos dez maiores colégios eleitorais, Bolsonaro levou a melhor ganhando em todos eles. A maior votação foi em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, onde o presidente garantiu 77,08% dos votos. Já Lula teve seu melhor desempenho na capital catarinense, Florianópolis, com 46,67%. 

A nível nacional, Lula recebeu 50,90% dos votos, enquanto Bolsonaro teve 49,10%. 

Leia também: 

​Mais de 45 cirurgias eletivas foram canceladas em SC em função dos bloqueios

Continua depois da publicidade

Estradas trancadas por extremistas farão subir a gasolina e o supermercado