O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (18), que não viu a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, marcada para esta semana. Após relatar que o Enem teria adquirido feições do seu governo, o chefe do executivo foi acusado de intervir na produção das provas.

Continua depois da publicidade

– Não vi, não vejo, não tenho conhecimento – disse.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

> Bolsonaro afirma que as questões do Enem terão “a cara do governo”

Na noite de segunda-feira (15), Bolsonaro disse que agora as provas terão “a cara do governo” e que, anterioriamente, os temas de redação “não tinham nada a ver com nada”.

Continua depois da publicidade

– Olha o padrão do Enem no Brasil. Pelo amor de Deus. Aquilo mede algum conhecimento? Ou é ativismo político e na questão comportamental? – declarou o presidente em Dubai.

A realização do Enem foi abalada nos últimos dias pela renúncia de diversos servidores dos cargos de chefia que se mantinham no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), organizador da prova.

> Mais 20 gestores pedem demissão do Inep a duas semanas do Enem

Bolsonaro, na entrevista desta quarta-feira, reforçou ainda a opinião sobre os temas da redação: identidade de gênero, direitos humanos e minorias.

– Você gostava dos temas do passado? Pelo amor de Deus. Você tem família, tem filhos, que temas esquisitos esses que havia no passado. Acaba com isso – afirmou.

Continua depois da publicidade

> Pesquisa mostra os temas que mais caíram no Enem nos últimos 12 anos; veja lista

Segundo o presidente, o Brasil está atrasado na área educacional e deve se aproximar de países como Bahrein e Qatar, conforme citou como exemplo.

– Aqui tem investimento pesado em educação séria, não essas besteiras que nós vemos no Brasil – completou.

Leia também

Servidores do Inep revelam censura em conteúdo das provas do Enem

Vai fazer Enem? Confira os aulões gratuitos disponíveis na reta final

Hotel de Bolsonaro em Dubai tem diárias de até R$ 85 mil; veja fotos