O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou neste domingo (9) pelo Twitter o nome do advogado Ricardo de Aquino Salles para o Ministério do Meio Ambiente. Foi o 22º e último ministro anunciado para o novo governo.

Continua depois da publicidade

Ex-secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (2016-2017) e secretário particular do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), Salles era um nome cotado para comandar a pasta. Ele concorreu a deputado federal de São Paulo pelo partido Novo nas últimas eleições.

O novo ministro é presidente do movimento Endireita Brasil, que defende uma “nova direita” na política brasileira, “liberal, ética e democrática”, segundo o site da organização.

Conforme reportagem do portal G1, Salles é investigado por favorecer empresas de mineração na escolha do mapa de zoneamento do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Tietê. Ele também responde a um processo por improbidade administrativa, por violação aos princípios constitucionais da administração pública, e responde a um processo civil por dano ao erário.

Continua depois da publicidade