Marcado para esta terça-feira (10), com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), um desfile de veículos blindados vai ocorrer nas proximidades do Palácio do Planalto. A demonstração das forças armadas brasileiras acontece no mesmo dia em que será analisada a proposta de emenda à Constituição (PEC) do voto impresso, no plenário da Câmara dos Deputados.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A ação foi encarada por críticos de Bolsonaro como mais uma tentativa de intimidação. Isso porque há uma previsão de derrota do governo na votação que delibera sobre a legitimidade e a segurança das urnas eletrônicas.
Para aprovar a proposta, o governo precisa de 308 votos, no mínimo, entre os 513 deputados. O texto precisa ser aprovado em dois turnos para ser enviado ao Senado.
OPINIÃO: Bolsonaro usa Santa Catarina como salão de festas
Continua depois da publicidade
Ameaças à democracia
A realização do evento no mesmo dia da apreciação da proposta chegou a ser classificada como uma ameaça pelo deputado Alessandro Molon (PSB-RJ):
– Vamos derrotar Bolsonaro mais uma vez, para lembrá-lo que o poder emana do povo e não das armas – escreveu o parlamentar em suas redes sociais.
Nosso país está sob AMEAÇA! Bolsonaro organiza ato para tentar intimidar a Câmara dos Deputados amanhã. Chegou a hora de mostrar que na democracia a força vem do voto e não dos tanques! Vamos derrotar Bolsonaro mais uma vez pra lembrá-lo que o poder emana do povo e não das armas.
— Alessandro Molon (@alessandromolon) August 9, 2021
Realizada anualmente desde 1998, a demonstração dos equipamentos de guerra do país nunca antes ocorreu no Centro de Brasília.
Continua depois da publicidade
Barroso cutuca Bolsonaro com ironia e referência a Machado de Assis, Mario Quintana e Kid Abelha
Outros deputados também reagiram ao anúncio do desfile em tom de crítica. O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM) chegou a publicar que se o ato for uma tentativa de intimidação “o governo aprenderá uma lição”.
Sobre essa história de tanques nas ruas. Não quero crer que isso seja uma tentativa de intimidação da Câmara dos Deputados mas, se for, aprenderão a lição de que um Parlamento independente e ciente das suas responsabilidades constitucionais é mais forte que tanques nas ruas.
— Marcelo Ramos (@marceloramosam) August 9, 2021
Saiba como funciona a segurança da urna eletrônica no Brasil
Desfile das forças armadas
O comboio, segundo a Marinha do Brasil, partiu do Rio de Janeiro e vai passar pela capital federal, a caminho do Campo de Instrução de Formosa (CIF).
Continua depois da publicidade
Chamado de Operação Formosa, o evento é o maior treinamento militar da Marinha no Planalto Central. Este ano, ele contará também com a participação do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Serão mais de 2,5 mil militares das três Forças.
Leia também
Aglomeração e motociata: veja como foi a passagem de Bolsonaro por Florianópolis
Governo americano confia no sistema eleitoral brasileiro, afirma assessor de Biden
Bolsonaro será investigado em inquérito das fake news após ataques às urnas, decide Moraes