Um grupo de bolsonaristas bloqueou um sentido da BR-101 em Palhoça, na Grande Florianópolis, na madrugada desta terça-feira (13). Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), eles botaram fogo em pneus. Ninguém foi preso.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

A ação do grupo ocorreu em meio ao vandalismo promovido por bolsonaristas em Brasília na noite de terça-feira (12). A praça dos Três Poderes chegou a ser fechada e o hotel onde está o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva teve a segurança reforçada.

A PRF informou que as pessoas saíram correndo do local quando a viatura chegou. A denúncia de bloqueio foi informada por volta da 00h20min, no sentido sul do KM 216 da rodovia.

O fogo foi apagado com ajuda de funcionários da concessionária que administra o local e a pista acabou liberada em 30 minutos. No local, os agentes visualizaram algumas bandeiras do Brasil.

Continua depois da publicidade

Passageiros de um ônibus de viagem que passava pelo local contaram ao DC que ficaram parados por quase uma hora em função do bloqueio. O ônibus que tinha como destino final Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, só conseguiu trafegar após a chegada da polícia.

O mesmo trecho da BR-101 já havia registrado bloqueios. Em 2 de novembro, a PRF precisou usar bomba de efeito moral para liberar a pista. Santa Catarina chegou a ter mais de 70 pontos de interrupções ilegais simultâneas.

Em 21 de novembro, após quase um mês de protestos, a PRF emitiu uma nota afirmando que os envolvidos nos bloqueios ilegais entre os dias 19 e 20 de novembro usaram métodos terroristas e que lembram black blocs. Segundo a polícia, o grupo usou bombas caseiras com gasolina, rojões e derramou óleo na pista. Uma pessoa foi presa.

Leia também

PM fecha praça dos Três Poderes e reforça vigilância em hotel de Lula após ação de bolsonaristas

Continua depois da publicidade

Bolsonaristas tentam invadir PF após prisão de indígena por ordem de Moraes