A menina meio tímida, mas de sorriso largo mostra entusiasmo quando fala da experiência de estudar na Escola do Teatro Bolshoi. Natural de Valinhos, no interior de São Paulo, Gabrielle Domingos do Nascimento Leite, 14 anos, saiu da cidade natal no início deste ano para morar em Joinville.
Continua depois da publicidade
O sonho de ser bailarina está se tornando realidade graças à participação em uma audição do Bolshoi, realizada no Gala Clássica Internacional, em Paulínia (SP), em agosto do ano passado. Um bom exemplo de talento, que motivou a renovação da parceria para o evento de 2013, que ocorre entre 24 e 27 de outubro.
Apesar de ter sido aprovada pela audição em agosto de 2012, Gabrielle começou a estudar em fevereiro, quando iniciou-se o ano letivo no Bolshoi. Hoje, ela mora com outras bailarinas em uma casa social, onde fica sob os cuidados de uma mãe social. Mesmo morando longe da família, ela demonstra maturidade para lidar com os obstáculos para realizar o sonho de ser bailarina.
-É bem ruim ficar longe dos meus pais, mas eu sei que é para realizar o meu sonho-, conta.
Continua depois da publicidade
A rotina da menina começa às 8 horas com aulas de balé clássico, contemporâneo, repertório, ponta, história da arte e piano, que vão até as 14 horas. Durante a tarde, ela cursa o primeiro ano do ensino médio na escola regular e ainda consegue arrumar tempo para fazer aula de pilates.
-Estou gostando muito da experiência e já aprendi muita coisa aqui-, diz.
O exemplo de Gabrielle fez com que o Bolshoi e o Gala Clássica decidissem renovar a parceria para este ano. Organizado pela bailarina Priscilla Yokoi, o evento foi criado para servir como uma vitrine, que aproxima bailarinos de todo o País e profissionais do Brasil e do exterior.
Em 2013, ele chega à terceira edição e, assim como no ano passado, cede um espaço especial para o Bolshoi realizar uma audição para analisar bailarinos que possam fazer parte da escola em Joinville.
Continua depois da publicidade
-A gente sempre busca parcerias para fomentar o trabalho da dança no Brasil. O Gala Clássica é um projeto bem sério em que vamos buscar talentos-, explica Pavel Kazarian, diretor-geral do Bolshoi.
Para Priscilla, a parceria é importante porque, além de trabalhar na formação do aluno, a escola de dança de Joinville também investe no social, o que se assemelha muito ao perfil do evento paulista, totalmente sociocultural.
-A Escola do Bolshoi tem verdadeiramente uma estrutura de ensino, um trabalho de educar culturalmente, e eu não poderia fazer uma parceria melhor-, explica.
Continua depois da publicidade