A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza a seletiva nacional para escolher os 40 novos alunos para 2023. Serão 315 crianças de vários estados brasileiros e da Argentina que participarão das atividades ao longo da próxima sexta-feira (7) e sábado (8), em Joinville.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Cerca de 3,9 mil candidatos se inscreveram nas pré-seleções que ocorreram pelo Brasil e via site por meio de vídeo. O índice de candidatos por vaga chegou a 97 candidatos por uma vaga no Bolshoi de Joinville.
Para o teste final, que acontece nesta semana, a partir das 8h30 na Escola Bolshoi, são aguardadas mais de 300 crianças indicadas nas pré-seleções. Os bailarinos são de estados como SC, RJ, MG, SP, PR, BA, PB, RN, CE, MT e também da Argentina.
A seleção nacional é dividida em duas etapas. A primeira é a médico-fisioterápica quando fisioterapeutas, médicos e professores de educação física analisam postura, estrutura e habilidades físicas, motoras, freqüência cardíaca e respiratória, percentual de massa corpórea e somatotipo, força, musculatura, articulações.
Continua depois da publicidade
A segunda é a artístico-musical e cognitiva quando profissionais da dança, músicos e professores avaliam as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, projeção cênica e também o desempenho intelectual dos candidatos.
Os aprovados na seleção nacional terão ensino gratuito durante os oito anos do Curso de Dança Clássica, além de receber benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica.
Pré-seleção em escolas de Joinville
Nesta semana foi realizada a pré-seleção de Joinville, com cerca de 1,8 mil crianças que estudam em 68 escolas públicas da cidade. Os alunos escolhidos também vão participar da seletiva nacional, marcada para sexta-feira e sábado na Escola do Teatro Bolshoi.
Em entrevista à NSC TV, o avaliador Igor Tavares explicou que os alunos das escolas são avaliados pela aptidão física, para não terem lesões futuramente, além de outras condições como flexibilidade, abertura de quadril e alongamento no pé.
Continua depois da publicidade
Uma das pré-seleções foi realizada na Escola Estadual João Rocha, onde cerca de 20 alunos tentaram vaga na seletiva nacional. Entre as crianças, estava a estudante Vitória Ferreira, que contou à NSC TV como foi participar da atividade.
— Eu achei legal para a gente esticar bem o nosso corpo. Também gostei porque fiz novos amigos e achei bem legal essa aula — contou.
Os escolhidos na etapa nacional da seletiva serão divulgados na próxima segunda-feira (10), no site da Escola Bolshoi.
Leia também:
Alunos do RJ têm vidas transformadas pelo Bolshoi de Joinville; escola completa 22 anos
Continua depois da publicidade
Crianças de Joinville ganham espaço em nova turma do Bolshoi: “o balé é minha vida”
Bolshoi vira marca de edifício residencial de luxo em Joinville