Começou nesta sexta-feira a seleção de alunos para bolsas de estudo na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, em Joinville. Foram 5.873 candidatos inscritos para as pré-seleções que aconteceram em 26 cidades brasileiras e pelo site. Destes, 838 crianças e adolescentes foram selecionados para a etapa atual, que vai até domingo.
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Neste ano, a seleção será a mais concorrida da história, com 121 candidatos por vaga. A audição é tão concorrida quanto um curso de medicina, nesta primeira fase. Do total de inscritos nos testes, 4.870 eram crianças, nascidas de 2007 a 2009, e que concorrem a 40 vagas para ingresso na primeira série. Candidatos que já tem conhecimento em dança, também se inscreveram somando mil concorrentes.
Entre as concorrentes estava Júlia Folle, de oito anos, que pretende conquistar uma vaga neste fim de semana como um presente de aniversário – ela faz nove anos neste sábado. Segundo a mãe, Fabiane Folle, 36 anos, a família sonhava em ver a filha ser bailarina desde a gravidez. Quando a menina nasceu, os médicos disseram que Júlia poderia ter dificuldades motoras e intelectuais.
—A gente nunca deixou de estimular ela e conseguimos vencer essa barreira. O que aconteceu foi que a Júlia se destacou em todas essas áreas — conta a mãe.
O desejo de fazer balé começou cedo e depois de começar a fazer as aulas, aos cinco anos, a menina se empolgou ainda mais com a ideia de se tornar uma bailarina. A vontade se tornou um sonho, que agora ela busca realizar.
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— Eu gosto muito de balé desde pequenininha. Eu olhava pela TV, tentava fazer em casa e caí, mas continuava tentando — conta.
Os 838 finalistas são de 21 Estados do Brasil e da Argentina. Assim como Júlia, eles participam da seleção, que consiste em duas etapas: a médico-fisioterápica quando fisioterapeutas, médicos e professores de educação física analisam postura, estrutura e habilidades físicas, motoras, freqüência cardíaca e respiratória, percentual de massa corpórea e somatotipo, força, musculatura, articulações.
A segunda é a artístico-musical e cognitiva quando profissionais da dança, músicos e professores avaliam as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, projeção cênica e também o desempenho intelectual dos candidatos.