O nome Tchaikovsky é um dos mais importantes dentro da dança clássica, ainda que o russo nascido em 1840 nunca tenha feito um passo de balé em seus 53 anos de vida. Ele foi o compositor responsável pela trilha que acompanha três dos balés mais famosos da história e, com isso, a criação e adaptação de suas histórias: "O Lago dos Cisnes", "O Quebra-nozes" e "A Bela Adormecida". Nesta quarta-feira, 19, os alunos e bailarinos do Bolshoi Brasil estarão no palco do Teatro Juarez Machado para prestar uma homenagem ao criador destas obras com a Gala Tchaikovsky, que reúne trechos dos três balés.

Continua depois da publicidade

Tchaikovsky compôs óperas, sinfonias e concertos, e todos os seus três balés tiveram estreias com recepções fracas e até malsucedidas: "O Lago dos Cisnes", o primeiro de seu repertório, foi um fracasso em sua primeira montagem e o compositor nunca mais o viu sendo apresentado. O balé só foi remontado dois anos após sua morte, por Marius Petipa e Lev Ivanov, e tornou-se o mais conhecido do mundo. O mesmo ocorreu depois com "A Bela Adormecida" e "O Quebra-nozes" — o primeiro é considerado o maior balé da era romântica e o segundo é remontado tradicionalmente pelas maiores companhias de dança no período de Natal.

— Até final do século 19, o público europeu não levava a sério o balé clássico, principalmente por causa das músicas que sempre eram utilizadas como um "segundo plano" (ao contrário, por exemplo, da ópera). Tchaikovsky escreveu suas geniais obras e mudou para sempre a história do balé — analisa o diretor da Escola Bolshoi Brasil, Pavel Kazarian, que foi pianista do Balé Bolshoi de Moscou antes da abertura da filial brasileira.

Primeiras oportunidades

Com um elenco formado parcialmente por bailarinos mais jovens, "O Quebra-nozes" foi o escolhido pela Escola do Teatro Bolshoi para, em 2014, ganhar uma montagem completa feita pela instituição, com versão coreográfica de Vladimir Vasiliev. Alguns trechos deste espetáculo fazem parte do programa da Gala Tchaikovsky, assim como os mais icônicos de "A Bela Adormecida" e O "Lago dos Cisnes".

Diferentemente de outras Galas — espetáculos apresentados mensalmente pela Escola Bolshoi entre março e novembro, com exceção do mês de julho, quando ocorre o Festival de Dança — nesta edição o foco será totalmente a dança clássica. Em outras Galas, os alunos da escola e bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil apresentam também coreografias de danças populares russas e brasileiras, neoclássicos e dança contemporânea.

Continua depois da publicidade

Estar em contato com os clássicos da dança coloca estudantes em posições com as quais almejam desde a infância. A carioca Giulia Mazzei, 15 anos, que mudou para Joinville em 2015 para ingressar no Bolshoi, já conhecia "O Lago dos Cisnes" desde que era criança — ela começou a estudar balé aos três anos — e, desde o início da adolescência assistia a outras alunas interpretando o "pas de quatre" dos pequenos cisnes. Agora na quinta série do Bolshoi, ela ganhou a oportunidade de dançar este trecho.

— "O Lago" um balé muito lindo, que eu sempre tive vontade de dançar, e este é um momento muito conhecido. Ele precisa ser feito de forma muito sincronizada para ficar bonito. No futuro, espero poder interpretar Odille e Odete também — afirma a menina, referindo-se à protagonista do espetáculo.

Os papéis principais de cada balé serão interpretados por bailarinos já formados pela Escola Bolshoi e que fazem parte da companhia semiprofissional da instituição. A Gala Tchaikovsky tem sessões às 19 e às 21 horas horas e tem ingressos à venda — na noite desta terça-feira, havia pouco mais de 15% de lugares disponíveis pelo site Enjoy Events.

Agende-se:

O quê: Gala Tchaikovsky, da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Quando: quarta-feira, 19, às 19 e às 21 horas

Onde: Teatro Juarez Machado (anexo ao Centreventos Cau Hansen, avenida José Vieira, 315)

Quanto: R$ 40, com meia-entrada para estudantes, idosos (com mais de 60 anos), educadores da rede pública, deficientes (e acompanhantes, quando necessário) e jovens até 29 anos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. À venda no site Enjoy Events e na recepção da Escola Bolshoi.

Continua depois da publicidade