As principais bolsas europeias encerraram a quinta-feira em leve alta, reagindo a dados positivos vindos da indústria chinesa e ao acordo entre Israel e Gaza, mas atentas à questão grega, ainda em aberto.

Continua depois da publicidade

As notícias positivas também tiveram que superar o anúncio de que Chipre precisará de um socorro de 17 bilhões de euros (US$ 22 bilhões).

Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,69%, para os 5,791.54 pontos. Em Frankfurt, o DAX 30 ganhou 0,37%, para 7,247.42 pontos e em Paris, o CAC 40 fechou com ganho de 0,37%, aos 3,490.21 pontos.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) industrial preliminar do HSBC para a China subiu para 50,4 em novembro, atingindo a máxima nos últimos 13 meses, indicando a recuperação da economia real. Conforme a trader da Global Markets Anita Paluch, o mercado europeu foi influenciado pelo PMI da China.

O cessar-fogo entre Israel e o Hamas em Gaza, que entrou em vigor na quarta-feira à noite após uma semana de hostilidades, era respeitado nesta quinta-feira, mas Israel avisou que revidará a qualquer ataque.

Continua depois da publicidade