As principais bolsas europeias fecharam em baixa de mais de 1% nesta quarta-feira, refletindo o mau momento da economia da China e o rumo da política monetária nos Estados Unidos. Apesar dos ganhos de mais cedo, o índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 1,75%. As informações são do Valor.

Continua depois da publicidade

Em Londres, o FTSE 100 caiu 1,68%; em Frankfurt, o DAX recuou 1,29%; em Paris, o CAC 40 fechou em baixa de 1,40%; e em Madri, o Ibex 35 caiu 1,29%. A bolsa de Xangai fechou em queda de 1,27%.

Marta Sfredo: a muralha do câmbio na China

China vai atuar para estabilizar mercado de ações

As ações europeias voltaram a cair apesar do Banco do Povo da China (PBoC) ter anunciado nesta madrugada uma injeção de 140 bilhões de yuans (US$ 21,80 bilhões) no sistema financeiro, por meio de uma operação de ajuste de liquidez de curto prazo.

Continua depois da publicidade

A nova tentativa de estímulo ocorre na sequência do corte na taxa de juro básica e na de depósito compulsório para os bancos. As ações da China ocorrem em resposta à uma turbulência que tem abalado os mercados ao redor do mundo, alimentada pelas preocupações de que a segunda maior economia do mundo está desacelerando em um ritmo mais rápido do que o esperado.

* Zero Hora