As bolsas européias abriram em leve alta nesta quinta-feira. O índice geral SMI (Swiss Market Index) da Bolsa de Zurique operava nos primeiros minutos do pregão em alta de 57,23 pontos (0,86%), para 6.711,56. Já o índice S&P/MIB da Bolsa de Milão operava nos primeiros minutos do pregão em alta de 0,51%, aos 26.051 pontos.

Continua depois da publicidade

Confira os indicadores do mercado em tempo real

A Bolsa de Frankfurt também abriu com ganhos de 0,34%, assim como a de Londres, que operava em alta de 0,24%. Na sua abertura, a Bolsa de Paris sobe 0,11% na abertura.

Em movimento contrário abriu a Bolsa de Madri. O índice Ibex-35 da bolsa espanhola operava nos primeiros minutos do pregão desta quinta em baixa de 10,10 pontos (0,09%), aos 10.652,70 e o Índice Geral da Bolsa de Madri registrava na abertura queda de 0,32%, para 1.141,05 pontos.

Saiba o que fazer para enfrentar a crise das bolsas

Continua depois da publicidade

As bolsas russas retomarão suas atividades nesta sexta-feira, anunciou nesta quinta o ministro das Finanças, Alexei Kudrin, após uma reunião extraordinária com o presidente Dmitri Medvedev para analisar a situação nos mercados do país.

Eles decidiram concluir as conciliações e a regra das dívidas até a retomada das transações nas bolsas russas. A forte queda das ações de dois dos principais bancos da Rússia, Sberbank e VTB, forçou nesta quarta as autoridades reguladoras a decretar o fechamento dos pregões até novo aviso.