O índice Dow Jones Industrial das bolsas de Nova York fechou nesta segunda-feira com alta de 413,21 pontos (4,67%), aos 9.265,43 pontos, após o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, se mostrar favorável a um segundo plano de estímulo fiscal para relançar a economia. No total, 30 das ações que compõem o Dow Jones fecharam em alta.
Continua depois da publicidade
O mercado Nasdaq, onde cotam empresas de tecnologia e internet, subiu 58,74 pontos (3,43%), aos 1.770,03 pontos, enquanto o S&P 500 teve alta de 44,85 pontos (4,77%), aos 985,4 pontos. O índice composto NYSE, que reúne as ações cotadas em Nova York, subiu 338,8 pontos (5,7%), aos 6.287,6 pontos.
Bernanke se mostrou favorável a lançar outro plano de estímulo fiscal como o que o governo dos Estados Unidos iniciou no primeiro semestre do ano no valor de US$ 150 bilhões para restabelecer a normalidade nos mercados financeiros.
– Perante a probabilidade que a economia siga frágil por vários trimestres e haja certo risco de uma desaceleração prolongada, parece apropriado que o Congresso considere um plano fiscal nesta conjuntura – disse o presidente do banco central americano perante o Comitê de Orçamento da Câmara de Representantes dos EUA.
Os analistas se perguntam agora se o governo americano pode se dar ao luxo de levar em frente outro plano de estímulo fiscal, após o Congresso ter aprovado, no início de outubro, um resgate financeiro de US$ 700 bilhões para estabilizar os mercados financeiros.
Continua depois da publicidade
Entenda a crise