Depois de bater máximas no fechamento de quatro das últimas cinco sessões, a bolsa de valores de São Paulo segue no azul. Nesta segunda-feira (18), o seu principal índice, o Ibovespa, alcançou os 76 mil pontos pela primeira vez na história durante um dia de operação.

Continua depois da publicidade

Às 14h01min, o indicador subia 0,41%, aos 76.067 pontos. Mais tarde, às 14h19min, seguia no terreno positivo, com alta de 0,42%, aos 76.074 pontos.

A variação do Ibovespa é calculada com base no desempenho de 59 tipos de ações das 56 principais empresas no mercado. Hoje, os papéis com maior peso na composição do índice são os de Itaú Unibanco, Vale, Bradesco, Ambev e Petrobras.

Na última sexta-feira (15), pela primeira vez na história, o Ibovespa fechou uma sessão acima de 75 mil pontos. Antes disso, no encerramento de outros três pregões da semana passada, havia alcançado os 74 mil, batendo o seu recorde depois de nove anos.

A recente valorização da bolsa está relacionada à percepção de investidores de que a economia brasileira pode engatar novos sinais de retomada, ainda que em velocidade baixa.

Continua depois da publicidade

Confira o que é a bolsa de valores e como são negociadas as ações das empresas: