No último pregão de uma semana instável para o mercado financeiro, a bolsa de valores e o dólar fecharam em alta. Nesta sexta-feira, o Ibovespa registrou elevação de 1,04%, aos 57.248 pontos, puxado pela expectativa sobre o balanço da Petrobras. Já a moeda americana, que oscilou bastante na sessão, encerrou com valorização de 0,18% ante o real, cotado a R$ 2,9981.
Continua depois da publicidade
Pelo lado da bolsa, o dia foi marcado por expectativa pela divulgação do balanço da Petrobras do primeiro trimestre de 2015. A publicação dos dados está marcada para ocorrer logo após o fechamento do mercado, ainda nesta sexta-feira. A atenção dos investidores está voltada principalmente para o quadro de endividamento da estatal.
Também pesou para a alta do Ibovespa a participação dos investidores estrangeiros, que ajudaram a pressionar o índice para cima. O movimento acompanhou, em parte, o desempenho dos mercados americanos, que encerraram com leves altas.
Leia as últimas notícias de economia
Continua depois da publicidade
No caso do câmbio, a sexta-feira foi marcada pela instabilidade. O dólar passou boa parte do dia em queda, repercutindo dados ruins da economia americana. A produção industrial dos Estados Unidos caiu em abril pelo quinto mês consecutivo, enquanto a confiança do consumidor também recuou no período. Os dados somam-se a uma série de números fracos sobre atividade econômica inflação nos EUA divulgados nas últimas sessões.
ZH explica: por que a alta dos juros nos EUA faz o dólar subir
Conforme analistas de mercado, uma desaceleração no crescimento da maior economia do mundo poderia adiar a elevação das taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA).
Mais perto do fim do pregão, no entanto, o dólar virou para alta, e manteve-se assim até o fechamento. No acumulado da semana, a moeda americana teve valorização de 0,49%. No mês, há queda de 0,5%.