O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) antecipou o pagamento do Bolsa Família para beneficiários que foram atingidos pelas fortes chuvas em Santa Catarina, em setembro deste ano. Ao todo, 4.188 moradores de 12 cidades do Vale do Itajaí poderão sacar o benefício antecipadamente, independente do calendário de pagamento.

Continua depois da publicidade

Ao todo, a medida abrange 23 municípios catarinenses que declararam situação de emergência ou calamidade pública e é válida para 19.405 famílias de Santa Catarina que sofreram por causa das fortes chuvas. Para os próximos meses será reavaliada a necessidade de antecipar o pagamento do benefício.

Caso o beneficiário tenha perdido o cartão, poderá fazer o saque com a Declaração Especial de Pagamento, que é emitida pelo gestor municipal do Bolsa Família. O documento tem validade de 60 dias e pode ser apresentado em substituição ao cartão.

Chuvas

Continua depois da publicidade

De acordo com a Defesa Civil de SC, mais de 4 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas em 56 cidades prejudicadas pela chuva em SC.

A cidade mais prejudicada foi Rio do Sul que em setembro decretou situação de emergência por causa da cheia do Rio Itajaí-Açu, que ultrapassou em 10 metros o nível normal.

>> Confira em quais cidades do Vale do Itajaí os beneficiários poderão sacar o Bolsa Família antes da data:

Continua depois da publicidade

Agronômica

Agrolândia

Aurora

Camboriú

Gaspar

Laurentino

Lontras

Presidente Getúlio

Rio do Sul

Rio do Oeste

Rodeio

Taió