Apesar de apresentar leve alta na abertura, os principais pregões da Europa operam em baixa nesta terça-feira. Às 10h (horário de Brasília), o índice FTSE-100 da Bolsa de Valores de Londres tinha perdas de 2.29%. A Bolsa de Paris caía 1.30% no seu principal indicador, o CAC-40. O índice DAX-30 da Bolsa de Frankfurt operava em baixa de 1.30%.

Continua depois da publicidade

Um estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado nesta terça um estudo que alerta que os países da zona do euro apresentam “graves riscos” em relação a seu crescimento econômico nos próximos meses. O crescimento econômico dos Estados da moeda única européia ainda contrairá durante a primeira metade de 2009 e permanecerá “abaixo da tendência” até meados de 2010, segundo o estudo, apresentado em Paris.

Em novembro, a OCDE revisou para baixo suas perspectivas de crescimento para todos seus países-membros e previu uma queda de 0,3% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em 2009. Para a zona do euro, previu uma queda do PIB de 0,5%, enquanto espera que nos Estados Unidos caia 0,9% e no Japão, 0,1%.

> Confira os Indicadores Financeiros

Continua depois da publicidade