A Bolsa de Tóquio encerrou a sessão desta terça-feira em alta de 6,27%. A alta está amparada nas ações das gigantes da eletrônica Panasonic e Sanyo, cuja fusão iminente foi anunciada pelas imprensas.

Continua depois da publicidade

O índice Nikkei 225 ganhou 537,62 pontos, a 9.114,60 unidades, se recuperando da queda de 5% na sexta-feira. Na segunda-feira a praça japonesa não abriu por um feriado.

Nos demais mercados asiáticos, as altas foram leves. Seul fechou em alta de 2,2% e Hong Kong avançou 0,28%. As demais fecharam equilibradas ou com leves quedas: Taipé (-0,05%), Xangai (-0,76%), Sydney (-0,2%), Wellington (-0,43%) e Manila (-1,1%).

O volume de negócios foi pequeno, já que os investidores aguardam o resultado das eleições presidenciais nos Estados Unidos.

As compras se centraram nas ações da Panasonic e Sanyo, enquanto a imprensa japonesa garante que a primeira fará esta semana uma oferta pública de aquisição amistosa para comprar a segunda, o que criaria a maior fabricante de produtos eletrônicos do Japão, à frente de Hitachi e Sony.

Continua depois da publicidade

Entenda a crise