Depois de uma semana de muito sobe-e-desce, o índice Bovespa acabou encerrando o período praticamente no zero a zero. Conseguiu acumular nas cinco sessões um pequeno ganho, de 0,21%. No mês, o Ibovespa registra perda de 3,22% e, no ano, ganho de 37,11%. Hoje, o índice passou quase toda a tarde em alta, mas virou no final do pregão, para fechar em baixa de 0,06% a 51.485,61 pontos.

Continua depois da publicidade

O pregão, com poucos investidores com disposição para ir às compras de ações, acabou sendo conduzido por movimento técnico. O volume financeiro somou R$ 3,855 bilhões – o menor da semana -, com a ausência de estrangeiros, segundo dados preliminares.

O Banco Central divulgou hoje o relatório trimestral de inflação, no qual reviu para baixo a previsão de expansão do PIB para 2009, de 1,2% estimado em março para 0,8%. De acordo com o documento, essa queda da estimativa “reflete, em parte, uma recuperação da atividade econômica mais lenta do que a que se antecipava naquela oportunidade”. Isso é um sinal de que o Banco Central pode ampliar sua política de corte de juros, o que é benéfico ao mercado acionário. No entanto, o assunto não fez preço nos ativos nesta sexta-feira.

Nos Estados Unidos, os indicadores divulgados foram bons, mas os investidores ficaram mal-humorados com o dado que mostrou que os norte-americanos estão escaldados com a crise e, por isso, estão economizando mais do que gastando. Havia uma esperança de que os gastos dos consumidores ajudariam a tirar o país da recessão. As Bolsas americanas reagiram em queda aos dados: o Dow Jones recuou 0,40% e o S&P perdeu 0,15%. O Nasdaq subiu 0,47%.

No Brasil, a Bolsa de Valores de São Paulo acabou sustentando-se em alta na maior parte do tempo com a ajuda das ações das siderúrgicas e dos bancos. As ações da Petrobras também operaram em alta na maior parte do dia, na contramão dos preços do petróleo no mercado internacional. No final do pregão, Petrobras ON terminou em alta de 0,15% e Petrobras PN, estável. Na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex, na sigla em inglês), o contrato futuro de petróleo com vencimento em agosto recuou 1,52%, a US$ 69,16 o barril.

Continua depois da publicidade

As ações da Vale, por outro lado, foram negociadas em baixa praticamente durante toda a sessão. Na avaliação de Spolidoro, da Nobel, as ações da mineradora estão devolvendo parte dos ganhos recentes. Hoje, a empresa informou o fechamento de preço de referência de pelotas com a Nu-Iron Unlimited, subsidiária da Nucor Corporation em Trinidad & Tobago. Vale ON fechou em queda de 1,70% e PNA, em baixa de 1,92%.

No setor siderúrgico, Gerdau PN recuou 0,20%, Metalúrgica Gerdau PN cedeu 0,27%, Usiminas PNA subiu 0,85% e CSN ON avançou 0,34%. No setor bancário, Bradesco PN valorizou 1,08%, Itaú Unibanco PN ganhou 1,58% e BB ON recuou 0,47%. Vale lembrar que o Bradesco foi acionista vendedor na distribuição secundária de ações da VisaNet, que estreia na Bovespa na próxima segunda-feira, com o código de VNET3.