Cerca de 70% dos valores das taxas e impostos ficam disponíveis para a administração pública. Apenas 30% retorna para o contribuinte. E quando retorna. No dia 25 de maio foi comemorado o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, e o Sescon Grande Florianópolis (entidade que representa o setor empresarial contábil e de serviços) em parceria com mais dez entidades representativas da economia municipal e estadual promoveu a 4ª edição do Bolo Tributário evento para conscientização a população e para chamar a atenção dos contribuintes sobre a arrecadação e destino de tributos gerados por todos nós.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Portal do Cidadão do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE SC) o montante do dinheiro público fica dividido da seguinte forma: Na arrecadação nacional 57% vai para a União, 25% para os Estados e apenas 18% chega ou chegaria aos municípios.
No município de Florianópolis, por exemplo, a verba tem o seguinte destino: Saúde (17,89%), Educação (22,79%), Segurança (1,42%) e Infraestrutura (15,11%).
O Fórum CBN Diário desta quinta-feira (25) discutiu o tema com o convidados:Fernando Baldissera (Presidente do Sescon Grande Florianópolis), Marcelo Seemann (Presidente do CRCSC) e Jaime Klein (Observatório Social de São José).
Continua depois da publicidade