Muitas vezes parecidas com “bolinhas”, há três lesões de pele comuns no rosto: milium, xantelasma e siringoma. Há diversos fatores que podem acarretar nessas lesões, como a alta incidência de sol, uso excessivo de maquiagem ou produtos oleosos e, até, colesterol alto.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Continue a leitura para entender o que é cada uma dessas lesões, prevenções e tratamentos recomendados.
As três lesões de pele comuns
Continua depois da publicidade
Milium
Segundo a Angélica Seidel, dermatologista do Hospital Baía Sul em Florianópolis, o milium é uma “bolinha” esbranquiçada que aparece no rosto, principalmente nas bochechas e no nariz. O milium ocorre tanto em adultos quanto em bebês e está associado a destruição do poro.
— Muitas vezes o calor, o suor, a exposição ao sol são fatores desencadeantes [do milium]. Além disso, na população adulta, o uso excessivo de maquiagem podem acabar contribuindo para o surgimento dessas lesões —, explica a dermatologista.
- Prevenção: de acordo com Seidel, a melhor forma de prevenir essa lesão de pele em adultos é diminuindo os fatores desencadeantes. Ou seja, usar protetor solar, diminuir o uso de produtos que possam deixar a pele oleosa, como maquiagem ou produtos não adequados para o tipo da pele. Já em crianças, recomenta em dias quentes, evitar o excesso de roupas.
Continua depois da publicidade
- Tratamento: o milium pode ser retirado em procedimentos dermatológicos. Além disso, a retirada dessas lesões de pele também pode ser associada ao uso de produtos que mantenham a pele menos oleosa, como:
— Produtos que tenham na composição o ácido salicílico, glicólico e niacinamida. Sejam eles sabonetes para limpeza da pele ou séruns para controle de oleosidade —, complementa Seidel.
Xantelasma
A xantelasma é uma lesão de pele geralmente associadas ao aumento do nível de lipídio no sangue, ou seja, ao aumento do colesterol ruim, o LDL ou triglicerídeo elevado. Assim, essas “bolinhas” são pequenos depósitos de gordura, que aparecem no rosto na região das pálpebras superiores e inferiores e possuem uma característica amarelada.
Continua depois da publicidade
- Prevenção: como o aparecimento dessa lesão de rosto está relacionado ao aumento do colesterol LDL, a melhor prevenção consiste em acompanhamento médico e tratamento de dislipidemia (níveis elevados de lipídios, isto é, gorduras no sangue). Para a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o acompanhamento dermatológico precoce pode ser fundamental para o sucesso do tratamento.
- Tratamento: de acordo com a dermatologista Angélica Seidel, há várias opções para o tratamento da xantelasma. O tamanho e aspecto dessa lesão de rosto que vão determinar qual o melhor tratamento.
— Então naquelas lesões mais sutis (manchas), a gente pode usar química e tratamentos com peeling em consultório. Quando ela [xantelasma] já tem uma característica mais modular, vai ser necessário a retirada da lesão —, exemplifica.
Continua depois da publicidade
Siringoma
A siringoma é um tumor de pele benigno que se forma por lesões de pele derivadas dos ductos das glândulas sudoríparas – responsáveis pela produção do suor. O siringoma também tem uma aparência semelhante a “bolinhas” ovais que surgem, principalmente, no rosto – na região das pálpebras.
- Prevenção: a prevenção volta-se para o cuidado do rosto, principalmente pelo uso de protetor solar. Para a evitar lesões, Seidel afirma que o protetor solar deve ser utilizado no dia a dia, “mesmo em dias não não tem uma exposição solar tão intensa”, complementa.
- Tratamento: remoção da lesão de pele com cirurgia – exérese com sutura ou shaving com cauterização.
— Sirigoma são tumores benignos que não viram câncer de pele. Então, não tem nenhuma preocupação nesse sentido de malignidade. Essas lesões são benignas, então, não é necessário retirá-las. O tratamento acontece quando [a lesão] causa um dano estético, quando o paciente fica incomodado —, conclui a dermatologista.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Por que ficar muito tempo na privada pode ser um perigo?