Moradores de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, foram surpreendidos por uma “bola de fogo” no céu por volta das 23h desta terça-feira (25). O fenômeno luminoso foi registrado pela Estação de monitoramento de meteoros localizada na cidade de Monte Castelo, Norte do Estado.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O astrônomo amador Jocimar Justino, membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), que registrou a ocorrência do fenômeno, afirma que ainda não é possível precisar a trajetória e o local exato em que o meteoro passou, mas, que ele esteve sim visível no Oeste de Santa Catarina.
— Posso dizer que não foi exatamente sobre Chapecó. Porém, o fenômeno pode ser visto de lá também. Possivelmente ocorreu sobre Argentina, próximo da divisa com o estado do Rio Grande do Sul. É uma estimativa de onde possa ter ocorrido — explicou Jocimar.
A fisioterapeuta Tainá Cromianski, moradora de Chapecó, conta que estava no bairro Vila Real quando viu o clarão no céu.
Continua depois da publicidade
— Eu e meu esposo estávamos sentados na sacada tomando chimarrão e vimos; era uma cor clara, nem azul nem verde. Não foi tão rápido porque primeiro o meu esposo viu, me avisou e eu olhei. Deu pra ver mais de uma vez, ia caindo e sumia, aí aparecia novamente — relata Tainá.
> Meteoro bola de fogo é registrado no céu de Santa Catarina; veja o vídeo
Como o fenômeno acontece
Os estudiosos explicam que meteoros são fenômenos luminosos causados por objetos que entram na atmosfera da Terra. E essa entrada acontece de forma bastante frequente.
— A Terra está em órbita do Sol, mas não está sozinha. Além dos outros planetas, temos outros objetos no Sistema Solar e esses objetos são pedaços de pedras, literalmente, e têm vários tamanhos. De tempos em tempos, eles cruzam o caminho da Terra e caem sobre a Terra — afirma Alexandre Zabot, professor de Astrofísica da UFSC.
O que as pessoas conseguem observar é o momento em que o objeto explode, o que causa um efeito luminoso no céu.
Continua depois da publicidade
— Quando um objeto desses entra na atmosfera da Terra, ele encontra o ar e o ar gera uma resistência. Nesse processo de entrada, com essa resistência, a rocha se aquece demais ao ponto de se vaporizar. Ele fica tão quente que se inflama e vaporiza, se desfazendo. A maior parte desses objetos se desfaz completamente na atmosfera e não chega ao solo. E a gente vê só o fenômeno luminoso, que chamamos de meteoro. O objeto é o pequeno asteróide, uma pequena rocha que entrou na atmosfera terrestre — explica, Zabot.
Veja o registro feito em Monte Castelo (SC)
Leia também
Chuva prevista pode minimizar a estiagem em SC
Ônibus voltam a circular em Florianópolis após paralisação
Escolas particulares de SC descartam obrigação da vacina da Covid para volta às aulas