O skatista brasileiro Bob Burnquist acertou de primeira um looping numa full pipe (pista em formato de tubo) de quatro metros sem entrada e saída, manobra inédita na história do skate, no quintal de sua casa, na Califórnia. Bob, que já havia entrado para a história ao acertar um loop de base trocada numa pista comum (em que o skatista tem uma base de entrada e uma de saída, com formato de caracol), inscreve mais uma vez seu nome no hall dos grandes do skate com a nova façanha.

Continua depois da publicidade

Bob vinha realizando a forma mais simples da manobra na turnê mundial do norte-americano Tony Hawk, um dos maiores nomes do esporte. Bob e Hawk decidiram tentar realizar o looping numa pista fechada na casa do brasileiro logo após o fim da turnê. Dessa vez, o movimento seria executado na pista de madeira do próprio Bob, diferente da de alumínio usada nas viagens de Hawk. O norte-americano não deu sorte: caiu no meio do looping, fraturou a pélvis, bateu com a cabeça no chão e foi parar no hospital.

Alguns dias depois, Bob decidiu tentar a manobra em homenagem ao amigo, novamente numa pista de metal. O brasileiro tinha motivos para estar receoso: além de ter visto a queda de Hawk, tinha lembranças de seu próprio tombo na última tentativa de completar o movimento, no fim do ano passado, e dos dois meses que passou recuperando-se da fratura no pé direito e da

torção no pé esquerdo. Ainda assim, decidiu arriscar e chamou os amigos para filmarem e fotografarem a tentativa (como é de praxe nos casos de manobras inéditas). De cara, Bob acertou o looping.

– Estou muito feliz. Quando terminei a manobra, parecia que tinha tirado 200 toneladas das minhas costas. Foram muitos anos tentando, foi uma batalha psicológia muito forte. A sensação de realização é ótima – diz Bob.

Continua depois da publicidade

Assim que acertou a manobra, Bob ligou para Hawk e depois levou a fita para que o skatista, ainda de cama, pudesse conferir o feito.

– Hawk é pioneiro nesse tipo de iniciativa e ficou muito satisfeito por eu ter conseguido fazer a manobra. Ele disse que eu era louco e me deu os parabéns – disse Bob.

Depois de realizar uma das maiores façanhas da história do esporte, o skatista volta ao Brasil no dia 17 de dezembro para participar do Rio Skate Jam, no Rio de Janeiro.