Nessa quarta-feira, o DC esteve em Lages, na Serra Catarinense, visitando a Kalavia, que é uma das boates mais badaladas da cidade. Quem acompanhou o DC foi o Diretor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) da Regional de Lages, Aldori dos Anjos.
Continua depois da publicidade
O engenheiro afirmou que, visualmente, a casa noturna está dentro das normas exigidas para funcionamento. Segundo Aldori, para um parecer 100% seguro, a vistoria deve ser detalhada e, por isso, leva horas para ser finalizada, porém, a Kalavia mostra ter todo o necessário para garantir a segurança dos freqüentadores.
A proprietária Josiani de Oliveira afirmou que o Corpo de Bombeiros esteve na boate há cerca de uma semana vistoriando e pediu para que ela apenas recarregasse um extintor, o que ela já fez. Ainda segundo ela, depois do ocorrido em Santa Maria, na boate Kiss, durante a noite ela para por um minuto e fala com os clientes no microfone, alertando sobre as saídas de emergência e escadas.
>>> Confira reportagens sobre outras casas que passaram pelo Teste DC
Continua depois da publicidade
A Kalavia, que tem cerca de 730 m², e lotação máxima de 730 pessoas, possui três saídas de emergência, placas informativas iluminadas, extintores de incêndio, escadas, passadeiras, guarda-corpos e, ainda, conta com seguranças especializados em todas as noites de shows.
Aldori ressaltou à proprietária sobre importância de se manter sempre atenta às normas técnicas e instruções normativas quanto à manutenção e medidas de escadas, passadiças, climatização e parapeito.
– Visualmente a Kalavia está OK, pois possui tudo o que é necessário para assegurar quem estiver aqui. Mas para ter certeza, é preciso uma vistoria mais específica, com medições e análises mais detalhadas – concluiu o engenheiro.
Continua depois da publicidade
O especialista Aldori dos Anjos
Diretor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) da Regional de Lages. Engenheiro Ambiental e Sanitarista e em Segurança do Trabalho. Pós-graduado em Qualidade Total e Produtividade e mestre em Gestão Ambiental.