Mesmo tímido, o sol iluminou o cenário aconchegante da praça de leitura inaugurada na manhã de ontem na Escola Municipal Eladir Skibinski, na região Leste de Joinville. A exemplo da iniciativa, atividades de mediação de leitura podem ser inscritas no 2o Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo, até 18 de julho.
Continua depois da publicidade
O espaço tem como objetivo atrair e incentivar alunos e comunidade para o mundo mágico da literatura. A estudante Maria Eduarda de Castro Dias, 10 anos, reservou um banquinho para ler com duas amigas.
– Aqui é muito mais legal do que a sala de aula. Os desenhos são mais bonitos e os livros são novinhos – diz.
A praça de leitura é um mundo à parte na escola. O ambiente colorido e ilustrado com personagens da literatura permitem que o leitor viaje no tempo e no espaço sem sair do lugar. Basta sentar e escolher um livro.
Continua depois da publicidade
– A praça aproxima os alunos da leitura de uma maneira informal, proporcionando outra possibilidade de prazer e descontração. É essencial que a escola integre os livros e as atividades diárias, pois a biblioteca ainda está associada à pesquisa. Além disso, é fundamental que os espaços de leitura sejam pensados de acordo com a realidade contemporânea – explica a professora da Univille e doutora em literatura, Taiza Mara Rauen Moraes.
Cada turma terá pelo menos um horário reservado por semana para usar o espaço. Também serão realizadas rodas de leitura, contação de histórias e saraus de poesia.
A praça de leitura foi construída com recursos do programa Escola Sustentável, do Instituto Cau Hansen e da Associação de Pais e Professores (APP). A biblioteca da escola também recebeu cerca de R$ 2 mil reais em livros novos. Em Joinville, 30 escolas municipais têm praças iguais, 36 com salas específicas, 49 trabalham com o cantinho da leitura e 47 têm o projeto sacola da leitura.
Continua depois da publicidade
O Prêmio RBS de Educação visa promover iniciativas bem-sucedidas de educadores, professores e estudantes sobre o tema da mediação. A premiação é realizada pelo Grupo RBS e pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, com apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), e as inscrições e o envio de relatos são totalmente online.