O já movimentado setor de tecnologia da informação de Florianópolis recebeu, na última quinta-feira, mais um estímulo. A etapa regional da sétima edição do Desafio Brasil elegeu a melhor startup de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

A boa notícia é que, além de a vencedora SocialBase atender a todos os critérios que a tornam competitiva na etapa nacional, o concurso contemplou, também, projetos de outras cidades do Estado, como Lages e Joinville.

A SocialBase criou uma rede social para empresas. O responsável pela ideia, Radamés Martini, explica que a rede é uma alternativa às intranets corporativas, que dificilmente são usadas pelos funcionários.

Os números impressionam e comprovam que a ideia é boa. De maio desse ano para cá, 1,2 mil redes SocialBase foram criadas, uma média de 10 novas por dia. O projeto começou até a se vender sozinho. Martini conta que uma grande empresa de louças e metais para cozinha de São Paulo já o procurou para implementar a ideia entre os seus funcionários.

Continua depois da publicidade

O diretor da SocialBase acredita que o principal diferencial da rede social corporativa em relação à intranet tradicional é o feed de notícias, como no Facebook. Aliás, o Facebook inspirou muitas das funcionalidades da SocialBase. Até visualmente ela lembra a maior rede social do mundo.

Martini explica que o feed de notícias favorece o compartilhamento de informações entre os funcionários e evita os emails inconvenientes, do tipo “responder a todos”, em que o funcionário não para de receber atualizações de um mesmo assunto.

No feed, o usuário pode, por exemplo, pedir ajuda para resolver algum problema do trabalho e a resposta pode vir de funcionários de todas as áreas. Mas somente os que tem relação com aquele assunto continuam na conversa.

Continua depois da publicidade

O diretor da SocialBase destaca que a inspiração no Facebook é um atrativo para os funcionários, que, no geral, usam a rede social americana todos os dias, e já estão acostumados com as suas ferramentas. Martini destaca, ainda, que as pendências internas da empresa podem ser compartilhadas em mensagens privadas na rede social corporativa. Segundo ele, o número de emails no Outlook (programa para o envio de emails corporativos) caiu 60%, em média, nas empresas que implementaram a rede.

Martini planeja fechar a parceria para o investimento de R$ 3 milhões na sua startup no segundo semestre do ano que vem.

Para o investidor e jurado da etapa regional do Desafio Brasil, Marcelo Amorim, as outras seis finalistas entraram com bons projetos. Mas a SocialBase, além de ter apresentado um sólido modelo de negócio, mostrou que tem apelo internacional. Ele acredita que Santa Catarina vai estar bem representada na etapa nacional.

Continua depois da publicidade

O coordenador do concurso, Adalberto Brandão, acrescentou que a vencedora ganhou pontos ao apresentar uma solução “.com”, como explicado anteriormente, capaz de crescer muito com um investimento pequeno.

As finalistas da seletiva brasileira, no dia 5 de outubro, em São Paulo, vão concorrer a uma série de prêmios e benefícios. Entre eles, estão duas vagas para um programa de desenvolvimento do negócio no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos; assessoria jurídica e consultoria; e R$ 6 mil para a primeira colocada e R$ 4 mil para a segunda.

Santa Catarina tem 542 empresas de tecnologia. No Brasil, os investimentos em startups já somam R$ 400 milhões.

Continua depois da publicidade