Antes, havia grandes florestas de araucárias com madeiras de lei e erva-mate. Sua primeira fase econômica girou em torno da extração dessas atividades. Mas as madeireiras foram embora e surgiu um novo ciclo: o da produção agrícola. Agricultores do Rio Grande do Sul vieram para cá, trouxeram a experiência do plantio de soja e prosperaram como nunca. Muitas cooperativas do Paraná vieram para a cidade.
Continua depois da publicidade
Com o clima bom e uma terra fértil, as sementes daqui têm alto índice de germinação. Elas vão para o Paraná, Mato Grosso e São Paulo. Há uma dezena de cooperativas agrícolas. Também se estabeleceu uma unidade de abate de frangos da Aurora. Tem mais de mil funcionários. Além disso, possuímos três fábricas.
Houve também muita reviravolta nestas terras. Grandes grupos de agricultores sem terra passaram a ocupar estas áreas. Elas foram desapropriadas e transformadas em lotes destinados às famílias. Vivemos por vinte anos com acampamentos de agricultores. Estes eram coordenados pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Tudo isto resultou no assentamento de mais de mil e quinhentas famílias.
Venha visitar Abelardo Luz. Fará um belo programa. Venha morar em Abelardo Luz e sentirá o prazer de viver. Viva Abelardo Luz!
Frase do prefeito
Continua depois da publicidade
– Tem um grande potencial turístico e uma população ordeira e trabalhadora – Dilmar Antônio Fantinelli
Saiba mais
População: 17.200 habitantes
Localização: Oeste, próximo da divisa com o Paraná
Área: 955,38 quilômetros quadrados
Emancipação: 21/06/1958
Características: O município possui campos propícios para a agricultura
Atrativos: Capital Catarinense da Semente de Soja
Particularidades: tem a maior concentração de assentamentos do Sul do Brasil
Curiosidades: Abelardo Luz é a terra natal do ex-jogador da seleção brasileira, comentarista e técnico de futebol, Paulo Roberto Falcão