Nossa querida e bela cidade de Monte Castelo vem crescendo, desenvolvendo-se e destacando-se em vários setores. Sua colonização teve início no século XIX. Então caminho dos tropeiros vindos do Rio Grande do Sul para Sorocaba (SP) com a missão de suprir o mercado de carne seca, couro e sal. Era parada obrigatória dos tropeiros para descanso dos animais.
Continua depois da publicidade
Hoje, a cidade é dotada de boa infraestrutura, ginásio de esportes, clubes sociais e esportivos, festas populares e religiosas, pesque-pague, lanchonetes e Centro de Eventos, enfim, o povo castelense conta com um acervo natural muito diversificado. Temos como recursos naturais erva-mate, nascentes de águas, rios, argila, cachoeiras, reflorestamentos, túneis da ferrovia, Serra do Espigão, matas nativas e água mineral.
Quanto ao turismo, há potencial ligado principalmente à rede ferroviária, túneis, rurismo rural-ecológico. Além disso, temos as quedas d’águas, parque de eventos com ótima área de lazer, onde ocorre anualmente a tradicional Festa do Tropeiro.
Um plano de desenvolvimento de Monte Castelo tem mais de 30 projetos, abrangendo toda a infraestrutura física, social, recursos naturais, econômicos e financeiros e muitos projetos de ação que acontecerão em curto e médio prazo, tendo como base recursos naturais, meio ambiente, turismo, estratégias de desenvolvimento, crescimento e manutenção.
Saiba mais
Continua depois da publicidade
? População: 8.346 habitantes
? Localização: Norte, a 171 km de Jaraguá
do Sul
? Área: 561 quilômetros quadrados
? Emancipação: 23/04/1962
? Características: a economia da cidade
está voltada à agricultura e à pecuária
? Curiosidades: o tropeiro mais antigo do
Estado, acredita a prefeitura, ainda vive na
cidade. Brasilino Inácio dos Santos tem 102
anos e ainda mora em Monte Castelo. Ele
puxava as mulas para o Rio Grande do Sul e
outras regiões do país
“É um lugar que dá gosto de se viver, uma pérola do planalto.”
Aldomir Roskamp
Prefeito