O presidente da BMW Group do Brasil, Jörg Henning Dornbusch, se pronunciou ontem, pela primeira vez, sobre a fábrica da montadora em Araquari, prevista para começar suas obras em 2013, com investimento inicial de 200 milhões de euros.

Continua depois da publicidade

A montadora prevê que a unidade comece a fabricar automóveis até o final de 2014, com uma produção anual de 30 mil veículos.

– A decisão está tomada: nós viremos para o Brasil – disse o executivo durante a 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

Segundo Dornbusch, a estrutura portuária e logística de Araquari garantem condições favoráveis à instalação e abastecimento da fábrica. Mas também pesou, na escolha da cidade, a intenção da companhia em ser a primeira na região a montar carros.

– Em SC, a BMW praticamente iniciará uma indústria automotiva. Em outros estados, existem várias montadoras fixadas – destacou.

Continua depois da publicidade

A BMW estima que vai gerar mil empregos diretos e outros 2 mil indiretos. A intenção é de que sejam contratados profissionais da região, entre eles engenheiros e gestores, que serão levadas à Alemanha para aprender as técnicas da empresa.

Em contrapartida, profissionais da Alemanha virão ao país para gerenciar a produção no início da fábrica.

A BMW espera o governo federal aprovar o projeto da fábrica para anunciar oficialmente sua instalação no Norte do Estado. De acordo com o executivo da BMW, com o governo de SC faltam acertar detalhes técnicos a respeito da carta de intenções.

Entre outros, são detalhes relacionados ao terreno, que terá 1,5 milhão de metros quadrados, e a respeito do decreto automotivo estadual. Dornbusch afirma que o terreno será comprado diretamente pela empresa, e que os portos ainda estão sob análise, mas citou o de Navegantes como opção.

Continua depois da publicidade

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, conta que hoje e amanhã chegam ao país representantes da montadora alemã para discutir os ajustes. Na segunda-feira, a BMW e o governo estadual devem assinar o memorando de intenções.

* A repórter viajou a convite da Anfavea