Os portões do Instituto Federal Catarinense, em Araquari, foram abertos às 9 horas deste sábado, mas a fila para preencher a ficha e ser incluído no banco de dados da BMW começou a se formar já por volta das 6 horas da manhã.
Continua depois da publicidade
A esperança de conseguir um emprego na multinacional atraiu candidatos de diferentes lugares. Algumas placas de veículos indicavam São Mateus do Sul (PR), São Francisco do Sul, Itapema e, claro, Joinville e Araquari.
Na fila, havia de estudantes a aposentados, alguns com traje executivo, como se estivessem se dirigindo para entrevista final, outros preferiram uma roupa informal, e todos carregavam uma pasta com o currículo e documentos solicitados pela empresa alemã. Uma espera sem reclamações, somente expectativa.
A BMW está selecionando candidatos para uma nova rodada de contratações em 2014. Os escolhidos vão trabalhar na fábrica que a montadora inicia a construção a partir desta segunda-feira, em Araquari, com início de produção previsto para setembro do ano que vem.
A terraplenagem foi concluída nesta sexta-feira.
Continua depois da publicidade
O estudante Luiz Felipe Scheffer Rocha, 18 anos, foi o primeiro a chegar, exatamente às 6h10. Ele se prepara para prestar vestibular para Engenharia Mecânica no ano que vem e explicou que busca uma oportunidade de crescer na carreira.
Já Eliane alves, 48 anos, é formada em Direito e busca recolocação no mercado há cinco meses. Eliane acredita que a vinda da BMW vai mudar o padrão salarial e de capacitação profissional na região. Mesmo sem saber para que funções a empresa estava recrutando, não se importou em entrar na fila.
O mesmo pensamento tem o uruguaio Gustavo Cabral, também de 48 anos. Há seis anos morando em Joinville, Gustavo disse que está pronto para o que vier. Ele tem o ensino médio e trabalha como cozinheiro. Na BMW busca estabilidade e desenvolvimento profissional.
O joinvilense Olavo Blume, de 45 anos, é economista especializado em controladoria. Também em busca de uma recolocação profissional, diz que a empresa está trazendo para Araquari o perfil europeu de trabalho e ele quer fazer parte desta equipe.
Continua depois da publicidade
Apesar da longa fila que se formou neste sábado, esta não é a única forma de preencher a ficha de recrutamento. Os interessados em conseguir uma vaga na multinacional podem fazer a inscrição pelo site www.bmw.com.br/carreiras ou ligar para número: 3431-5777.
Mas quem foi até o Instituto Federal Catarinense não se arrependeu. A companhia alemã, com apoio da Meta RH, formou grandes grupos e fez rodadas de apresentação da empresa no auditório, explicando detalhes do processo de recrutamento e um pouco sobre sua história.
Ao final de cada rodada, a BMW abriu espaço para perguntas. Na plateia, um dos candidatos quis saber como a empresa pretendia lidar com o gargalo logístico.
A resposta dos organizadores do evento foi taxativa. Para a BMW, Santa Catarina é o melhor lugar do Brasil em termos de logística, por isso, a empresa diz que toma os cuidados habituais, mas está tranquila.
Continua depois da publicidade
Número de funcionários na BMW
Novembro de 2013 – 54
Dezembro de 2013 – 60
Dezembro de 2014 – 880
Dezembro de 2015 – 1.300 (quando a empresa estará operando com capacidade plena)
Dicas da BMW para o currículo e entrevista
– Escreva no máximo 3 páginas de texto
– Liste a experiência profissional em ordem cronológica, começando pela experiência mais recente
– Não deixe um intervalo de tempo muito grande entre uma experiência e outra ao listar as atividades. Inclua todas as experiências que puder.
– Prepare-se para entrevista: pense em uma resposta objetiva para a pergunta: por que a BMW me escolheria?
Ao explicar quem você é, pense no que a empresa gostaria de saber sobre você e tenha foco na resposta.
Continua depois da publicidade
Se quiser saber algo sobre a empresa, pense na pergunta antecipadamente, pois, ao final da entrevista, o recrutador sempre abre espaço para o candidato sanar alguma dúvida.