O caminho para o início das obras da fábrica da BMW em Araquari está livre para o projeto sair do papel. Segundo o vice-presidente da montadora alemã e presidente da fábrica em instalação às margens da BR-101, Gerald Degen, faltava apenas a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O aval, conforme Degen, veio na semana passada.
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A informação foi confirmada pelo vice da BMW ontem, na palestra de abertura da 13ª Semana das Engenharias da Udesc, em Joinville. Assim, está mantida a previsão de que as obras comecem no próximo mês de novembro.
Em janeiro de 2014, será a vez das minilinhas de produção da BMW no centro de treinamentos do Perini Business Park, em Joinville, entrarem em operação.
É lá que os funcionários contratados para o setor de produção serão treinados para montar e desmontar os veículos. Os treinamentos se estendem até agosto do próximo ano. No mês seguinte, começa a produção em Araquari.
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150 vagas para especialistas
Das 1.150 vagas operacionais a serem criadas, 800 devem ser preenchidas até o fim do ano que vem. Os demais postos de trabalho serão ocupados em 2015. O quadro funcional ainda prevê outras 150 vagas voltadas para especialistas.
Parte dos profissionais receberá treinamento na Alemanhã, Estados Unidos e Reino Unido. A maior procura, reforça Gerald Degen, é por profissionais das engenharias elétrica e mecânica.
– Mas o foco não é específico destas engenharias. Vai depender do interesse e do que demonstrar cada candidato – apontou o vice da BMW.
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Novos feirões de recrutamento, a exemplo do realizado em Joinville no final de julho, ainda serão marcados. As seleções também terão divulgação em jornais e no próprio site da montadora.
Os modelos a serem fabricados em Araquari ainda são motivo de sigilo. Gerald Degen apenas confirma que a produção será voltada ao mercado brasileiro e que carros elétricos, em princípio, continuarão sendo produzidos somente na Alemanha.