A unidade da BMW em Araquari retorna às atividades nesta segunda-feira (4) depois de 39 dias com a fábrica totalmente paralisada por causa da pandemia do novo coronavírus. Neste período, cerca de 1 mil trabalhadores de todas as localidades do grupo no Brasil estavam em casa — segundo dados de setembro de 2019, 600 destes atuam na fábrica em Santa Catarina. Nem todos retornam agora: colaboradores das áreas administrativas continuarão em home office até junho, e funcionários que fazem parte do grupo de risco e aqueles que não tem com quem deixar os filhos em idade escolar permanecerão afastados.
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Além disso, a empresa informou que a fábrica preparou um plano para redução de jornada de trabalho e salários, conforme a Medida Provisória nº 936/20 de abril de 2020. Promoções e aumentos de mérito foram adiados de abril para outubro, e a BMW também trabalha na redução de diversos custos e medidas adicionais.
— A negociação garante a totalidade dos postos de trabalho durante três meses de vigência do acordo e três meses adicionais após a conclusão, até 30/11/2020, mantendo o salário líquido dos colaboradores com um mínimo de 95%. Além disso, todos os benefícios e pagamentos dos resultados do ano passado seguem mantidos de forma integral — afirmou a diretora de recursos humanos do BMW Group Brasil, Betina Kraus.
Ações extras de prevenção
Ela adiantou que, para a retomada, foi organizada uma força-tarefa para repensar todos os momentos do dia dos colaboradores, desde a saída de casa e a chegada à fábrica, até o retorno ao lar no fim do dia, com implementação de ações que evitam aglomerações, reforçam a higiene e impedem momentos de contágio entre os colaboradores, seguindo as diretrizes globais da OMS.
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— Estamos voltando apenas com os profissionais de produção, com ônibus extras exclusivos de uso do BMW Group Brasil, layout do restaurante na fábrica adaptado e diversas outras medidas que garantem o distanciamento social durante toda a operação. O número de colaboradores na fábrica será reduzido e terá apoio dos profissionais administrativos ainda em home office — explica ela.
Entre as ações citadas por Betina estão veículos extras higienizados e de uso exclusivo para transporte dos colaboradores, distribuição de kits de máscaras, que farão parte dos itens de equipamento de proteção individual (EPI), além da demarcação de lugares nos ônibus e refeitório.
Nos restaurantes, além de rodízio para diminuir concentração de pessoas, as refeições serão prontas para serem retiradas e não mais em sistema de self service, para evitar filas. Além disso, as mesas receberam comunicação restringindo os lugares para sentar e favorecendo o distanciamento. Bebedouros foram alterados para não precisarem ser acionados com as mãos, assim como catracas e portas, e pontos com álcool líquido e em gel foram distribuídos em todos os setores.
Em entrevista à colunista Estela Benetti, o diretor geral da BMW no Brasil, Mathias Hoffmann, contou que o CEO mundial do grupo aconselha que todos "preparem-se para o pior e tenham esperança no melhor". De acordo com Hoffmann, apenas 25% das lojas da rede no Brasil estão abertas, e a fábrica da BMW em Araquari produz apenas para o mercado local, sem realizar exportações.
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Mesmo assim, todos os projetos do grupo empresarial estão mantidos. Hoffmann ainda contou que a pandemia aumentou o interesse dos consumidores por carros e falou sobre a vontade de que a crise leve à maior demanda de carros com novas tecnologias. Leia a entrevista na coluna de Estela Benetti.