No segundo dia de Expogestão 2024, em Joinville, o futuro da indústria esteve no foco das principais palestras do congresso na quarta-feira (26). Alguns temas abordados por especialistas durante os painéis foram a transição energética, adaptação a novas tecnologias e modelos de negócio, além de discussões sobre sustentabilidade, mudança no perfil do trabalho, escassez e requalificação da mão de obra.
Continua depois da publicidade
Ao lado do CEO da Randoncorp, Sérgio Carvalho, o vice-presidente da BMW em Araquari, Otávio Rodacoswiski, destacou as práticas da montadora alemã no Brasil, comentou as tendências do mercado automobilístico e falou sobre os principais desafios de performance, qualidade e tecnologia no cenário global.
Em entrevista à CBN Joinville, o executivo comentou o que considera uma cultura muito forte dentro da BMW, no desafio em entender as principais tendências tecnológicas de mercado.
— O futuro da indústria está muito focado na adaptabilidade. Temos que entender para onde o mercado está indo. Entender para onde vai a tecnologia é um papel fundamental da gestão, precisamos adaptar a indústria ao futuro — afirmou Rodacoswiski.
Segundo o diretor, a indústria automobilística está passando por uma transformação, onde existe um legado centenário do carro à combustão, que agora passa pela migração para o sistema elétrico. Por isso, a inovação e pesquisas de novas tecnologias ganham um peso importante para os processos da montadora em Santa Catarina, incluindo uma parceria com um hub de inovação e tecnologia de Joinville.
Continua depois da publicidade
— Em relação ao JoinValle, fazemos esse contato do nosso time com as startups, professores e esse universo acadêmico, usando metodologias novas e para analisar as dores e soluções, experimentando desse mundo novo para também inspirar nossos funcionários — revelou Otávio.
Em 2024, a BMW completa 10 anos de produção em Araquari, no Norte Catarinense, onde fabrica cerca de 11 mil veículos de luxo por ano para atender ao mercado nacional. Os modelos atualmente produzidos na planta catarinense são o X1, X3, X4 e Série 3. Segundo o balanço divulgado pela empresa ao final de 2023, a fábrica de Araquari é responsável por 60% dos veículos produzidos pela marca no país.
Veja imagens do segundo dia de Expogestão
Outros temas do segundo dia de Expogestão
Paulo Vicente dos Santos, professor de estratégia da Fundação Dom Cabral, compartilhou sua leitura de cenários e tendências, e como um mundo em ebulição afeta os negócios, além de falar sobre os impactos da inclusão digital na nova era digital, como o caminho da transição energética e a exploração espacial.
Continua depois da publicidade
Já José Márcio Camargo, economista-chefe da Genial Investimentos, uma das maiores plataformas de investimentos do Brasil, falou sobre os subsídios e cenários econômicos do país, e o que considera mais relevante nas tomadas de decisão dentro do planejamento pessoal e profissional.
Como fechamento do segundo dia de congresso, os irmãos Guga e Rafael Kuerten falaram sobre a história de um dos maiores ídolos do esporte nacional e mundial, focando nos bastidores da preparação, das conquistas, das dores, das frustrações, da despedida do esporte e do sucesso fora das quadras.
Cesar Cielo será atração de encerramento
Nesta quinta-feira (27), último dia de ExpoGestão 2024, o evento deve abordar as reflexões sobre inteligência coletiva, branding, alta performance e foco. A tarde abre com Mike Richardson, coach serial, escritor e conselheiro em inteligência coletiva, que pela primeira vez vem ao Brasil para abordar como utilizar a inteligência de todos os colaboradores, alavancada pela inteligência artificial. Na sequência, Romael Soso, CEO da Portobello Shop, e Romeo Busarello, sócio da StartSe, falam sobre branding e gestão estratégica da marca.
Para encerrar o congresso, Cesar Cielo, campeão olímpico na natação e recordista mundial, sobe ao palco com a palestra “Foco e alta performance, lições de ouro para a vida”. Cielo, único campeão olímpico brasileiro da natação, tricampeão mundial nos 50 metros livre e maior medalhista brasileiro em mundiais, deverá falar sobre os segredos da sua preparação mental. A programação completa da Expogestão, que ocorre no Complexo da Expoville, em Joinville, pode ser acessada no site do congresso.
Continua depois da publicidade
Leia também
Com “Muito além das quadras”, Guga ensina segredos de tricampeão a gestores em Joinville
Com receita bilionária, WEG aposta em Inteligência Artificial: “O segredo está na cultura”
Em Joinville, Ministro Márcio França defende “taxa das blusinhas”
O que falta para o “Dia Nacional do Bombeiro Voluntário” virar lei