No ano passado, a operadora de caixa Maik Jadila Cardozo, de 23 anos, desembolsou cerca de R$ 80 com o presente para o Dia dos Pais. Neste ano, vai gastar apenas R$ 60. A assistente administrativa Sandy Loara Vetter, de 24 anos, também será mais comedida em 2015. Ela diz temer o futuro da economia e resolveu conter os gastos.
Continua depois da publicidade
– Não sei como vai ficar meu trabalho no futuro. Por isso, preferi não fazer nada no crediário e pagar à vista – conta.
O comportamento de Maik e Sandy revela a situação atual do blumenauense, que vai gastar menos no Dia dos Pais neste ano e vai pagar as compras à vista para não fazer dívidas, mostra pesquisa realizada pela Fecomércio-SC. O tíquete médio caiu cerca de 20% em relação a 2014, passando de R$ 164,56 para R$ 131,63. O valor fica abaixo da média estadual, que também caiu.
A queda na expectativa dos gastos, avalia a Fecomércio, é reflexo da situação desfavorável da economia, com inflação e desemprego em alta, consumidores menos confiantes e acesso mais restrito ao crédito. É por causa desse cenário que o comércio parece não estar muito animado com as vendas para a data.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau e Região (Sindilojas), Emílio Schramm, acredita que quem conseguir repetir o resultado do ano passado já sairá no lucro, opinião que é compartilhada pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau, Hélio Roncáglio.
Continua depois da publicidade
– É uma visão otimista pela atual conjuntura – diz.
O dirigente lembra que até o clima anda desfavorável. As lojas estão com coleções de inverno, mas o calor dos últimos dias tem espantado as vendas de produtos e artigos para o frio.
Shoppings mantêm o otimismo
Ao contrário do comércio de rua, os shoppings projetam crescimento nas vendas para a data neste ano. A aposta é em campanhas específicas para premiar os clientes (veja mais detalhes na tabela ao lado). O Park Europeu estima um incremento de 8% a 11%, percentual que, apesar de parecer alto, é menor do que em anos anteriores, explica a
superintendente Fernanda Gabriel. A coordenadora de marketing do empreendimento, Viviane Bahr, acrescenta que o tíquete médio não deve diminuir em relação a 2014.
Nos dois shoppings do Grupo Almeida Júnior na cidade, o Neumarkt e o Norte, a expectativa é de um crescimento entre 10% e 15% nas vendas. O fato deste tipo de empreendimento concentrar outras opções de serviços atrai mais público e ajuda a elevar a projeção, explica Gustavo Salvagnini, superintendente do Norte Shopping.
Continua depois da publicidade
– O shopping não tem só o varejo, ao contrário do comércio de rua. Ele também é um centro de lazer e entretenimento, e isso contribui – complementa Marcos Erichsen, superintendente do Neumarkt.
Campanhas do comércio
Lojas de rua
– O quê: cada loja determina que ação vai realizar para a data.
Neumarkt e Norte Shopping
– O quê: serão sorteados três kits tecnologia (smartphone, tablet e central multimídia). O sorteio ocorre às 19h do dia 10.
– Como participar: cada R$ 250 dão direito a um cupom nos pontos de troca. Quem utilizar o app “Promoção Almeida Junior”, que permite cadastro prévio das notas fiscais, ganha cupons em dobro. Compras feitas de segunda a quinta também geram cupons em dobro.
Park Europeu
– O quê: serão sorteados seis vales-compra no valor de R$ 5 mil cada. O sorteio será realizado no domingo, às 20h. No sábado, o shopping promove uma sessão de fotos com os papais no ponto de troca (próximo à entrada principal). A foto será impressa com imã para aplicar na geladeira. A ação será gratuita.
Continua depois da publicidade
– Como participar: cada R$ 300 em compras dão direito a um cupom. Se a troca for feita entre segunda e sexta-feira, os R$ 300 valem dois cupons. No fim de semana, vale apenas um.