Não importa se ela usa short curto ou burca. Não faz diferença ser pobre, rica, negra, branca ou índia. O fato é que toda mulher merece ter segurança e ser respeitada. É com essa ideia em mente que o Coletivo Feminista Casa da Mãe Joana organiza nesta quarta-feira em Blumenau um ato pelo fim da cultura do estupro. A concentração será às 18h na Praça Dr. Blumenau, no Centro.
Continua depois da publicidade
O protesto é aberto a quem quiser participar, independentemente do sexo. As pessoas podem levar cartazes, faixas e pintar o rosto para ajudar o movimento. Até o início da noite desta terça, 142 pessoas haviam confirmado presença e outras 197 demonstrado interesse no evento criado via Facebook. Integrante do coletivo e uma das organizadoras da manifestação, Michele Greco sublinha que durante o ato também será defendida a implantação do debate de gênero nas escolas.
– A cultura do estupro é um problema estrutural na sociedade e a única solução é a educação, não aumento de penalidade ou castração química. Se não podemos falar da violência contra a mulher nas escolas, vamos seguir como uma sociedade violenta – explica ela.
Durante o ato o grupo pretende gravar um vídeo para mostrar a indignação das mulheres. A intenção, segundo Michele, é transmitir o material na audiência de quinta-feira na Câmara de Vereadores.
Continua depois da publicidade