Um sol tímido entre nuvens em meio ao outono é tudo que os moradores de Blumenau precisaram para sair de casa e praticar atividades aquáticas na manhã desta terça-feira. O rio Itajaí-Açu, que tantas vezes é visto com olhos de desconfiança por causa da força de suas águas, é também um lugar para aproveitar a natureza no coração da cidade.
Continua depois da publicidade
Nesta terça-feira, o rio foi o cenário para lanchas, jet-ski e até uma bicicleta aquática (shuttle bike) deslizarem sobre as águas, com pouca correnteza e sob o sol da estação. Pescadores também estiveram no píer do Biergarten para garantir o almoço do feriado.
O empresário blumenauense Alcione Silva, 52, chegou cedo para curtir o Itajaí-Açu. Ele levou a bicicleta aquática que trouxe da Itália há três anos para passear no rio. É a terceira vez que ele usa o veículo aquático em Blumenau. Adepto a esportes radicais, ele deseja que os moradores tenham o rio como uma opção de lazer na cidade:
– A gente poderia aproveitar mais o rio. Ele está sempre aqui e não precisamos esperar que o poder público faça alguma coisa. Hoje o dia está propício.
Ele conta que a bicicleta aquática é prática: dá para vir de bicicleta pedalando de casa e levar as boias flutuantes que cabem dentro de uma mochila, juntamente com a bomba para encher.
Continua depois da publicidade