Nos vales de Blumenau onde começaram marchadores que ganharam o mundo como Sérgio Galdino, Moacir Zimmermann e Jonathan Riekmann – todos atletas olímpicos do Brasil –, a próxima geração de vencedores parece estar bem encaminhada nos passos rápidos de um jovem de 18 anos e já com muitas conquistas. Nascido e criado na Velha Central, Matheus Gabriel de Liz Corrêa está no radar da equipe brasileira e é um dos catarinenses cotados para a próxima geração olímpica do país, de olho em Tóquio 2020 e Paris 2024.

Continua depois da publicidade

Competindo nas categorias juvenis desde 2013, o jovem vem fazendo o seu melhor ano esportivo até agora. Quinta passada voltou da Finlândia – onde competiu no Mundial Sub-20 de atletismo – e na sexta-feira (20) garantiu o primeiro lugar e quebrou o recorde da prova de 5 mil metros da marcha atlética nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em Curitibanos. Não bastasse, ainda foi eleito o desportista destaque da competição – um feito e tanto para alguém da marcha.

– Posso dizer que é o meu melhor momento. Fui para mundiais e ser atleta destaque nos joguinhos era algo que eu não imaginava. Voltando da Finlândia, a nossa delegação perdeu um voo e atrasamos.Minha mala foi extraviada e eu estava me sentindo bem cansado e começando a ficar doente.Mesmo assim, consegui o primeiro lugar nos 5 mil e o terceiro nos 10 mil – relata Matheus.

Os resultados mostram o destaque do marchador atualmente. Porém, isso ocorre desde que ele começou na modalidade. Logo no primeiro ano nas pistas, em 2013, participou do campeonato brasileiro mirim em São Paulo, ficando no topo do pódio. Na época, ele havia recém começado na equipe de marcha blumenauense sob o comando do treinador Ivo da Silva, vindo do polo de iniciação esportiva da Fundação de Desportos na escola municipal onde estudava.

– Eu comecei no atletismo com 12 anos motivado pelo meu irmão Sami, que precisou parar de correr depois de uma lesão no joelho. Foi por incentivo dele que eu troquei o futebol pelas pistas. Comecei correndo também, até que o treinador Ivo me perguntou se eu queria fazer marcha. Tentei e deu certo – relembra.

Continua depois da publicidade

A inspiração para crescer vem de SC

Com uma rotina de treinamento todos os dias à tarde, administrada em conjunto com a faculdade de Educação Física pela manhã, Matheus já está se preparando para os Jogos Abertos e para o Troféu Brasil em setembro, e tem como meta, em dois anos, garantir presença entre os adultos da marcha atlética. Para isso, se espelha nos blumenauenses Sérgio Galdino e Moacir Zimmermann, além do destaque brasileiro

Caio Bonfim:

– Logo vou à categoria adulto. Quero ganhar espaço nacional e internacional.