São inúmeros os canais no YouTube com conteúdos sobre finanças, mas poucos são acessíveis para quem é surdo. Foi pensando em resolver essa dor que o blumenauense Rafael Souza Silveira, 37, criou em fevereiro de 2020 o ‘Cifrão na Mão’, canal sobre o mundo financeiro voltado aos deficientes auditivos, que agora concorre ao prêmio ‘Educação Financeira Transforma’ da XP Investimentos.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

O prêmio abrange sete categorias, que são professor, pesquisador, ONG, solução digital, nano, micro e macroinfluenciador. Rafael concorre como nanoinfluenciador, somando 1,7 mil inscritos no canal do YouTube e 4,4 mil seguidores no Instagram, onde também compartilha conteúdo financeiro. 

Os vencedores vão ganhar R$ 40 mil e a participação na Rede Nacional de Educação Financeira do Instituto XP.

— O Brasil inteiro concorre, realmente não imaginávamos que íamos chegar na final — conta Rafael.

Continua depois da publicidade

O blumenauense é formado em Administração com habilitação em Marketing e bacharelado em Libras. Ele atua como intérprete da língua de sinais na Furb, e criou o projeto do canal junto com o irmão, Fábio Souza Silveira. A iniciativa hoje conta também com a participação do amigo Otávio Lenzi.

Rafael começou a ter contato com os problemas da falta de acessebilidade há 16 anos, ao conhecer a namorada e atual esposa, que é surda. Foi também nessa época que ele começou a aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

— Todo mundo precisa da educação financeira, e no YouTube se encontra muitas coisas para o ouvinte, mas para o surdo é bem difícil. Na internet várias conteúdos têm legenda, mas tradução para a língua de sinais é muito pouco, geralmente são canais de outros surdos — afirma.

“Português é segunda língua”

Ele conta que o retorno que recebe do público tem sido ótimo. São várias as pessoas que comentam que não sabiam organizar orçamentos ou a reserva de emergência antes de conhecer o canal, e já houve um caso de um deficiente auditivo que voltou a estudar depois de assistir a um vídeo do Cifrão na Mão.

Continua depois da publicidade

> Projeto de lei permite intérprete de libras durante o parto em SC; entenda

— Muitos surdos têm dificuldade com o português, que é uma língua difícil e para eles é a segunda língua, já que a primeira é a de sinais. Então eles acabam se atrapalhando com assuntos mais formais ou que tenham um vocabulário mais difícil, e é por isso que fazer o conteúdo financeiro em língua de sinais facilita — explica.

O voto popular, que ocorre até a próxima segunda-feira (6), vai ajudar a escolher os vencedores na competição. Vote clicando aqui.

Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Libras é uma língua em que é possível se comunicar através de gestos e expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão dos surdos no Brasil por lei federal desde 2002.

* Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

Projeto que leva idioma alemão às escolas de Blumenau é extinto por falta de professores

Continua depois da publicidade

Falta de dinheiro e horários: o que está por trás da redução de estudantes nos ônibus de Blumenau

“Nunca tinha dia ruim”: quem era a mulher assassinada dentro de carro em Blumenau

O herdeiro da Dudalina que quer resgatar a tradição da família com camisas