O jogador de futsal blumenauense Jonatan Bruno Santiago, o Moreno, conseguiu deixar a Ucrânia após oito dias de tentativas. Ele informou ao ge que está na Polônia, a caminho da capital Varsóvia, e se organiza para retornar ao Brasil.
Continua depois da publicidade
O esforço de Jonatan dura mais de uma semana, desde que a guerra no país começou. Ele mora há quase 10 anos no Leste europeu e há seis meses se mudou para Kiev.
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Desde o início da guerra, no dia 24 de fevereiro, o jogador relata pelas redes sociais a situação na capital ucraniana e também os medos com os ataques em terra e no ar. Um dos registros foi sobre o ataque que ocorreu próximo ao hotel onde morava. Durante a madrugada, Jonatam fugiu para o bunker ao ouvir tiros e a explosão de um avião.
— O que passamos aqui só nós sabemos e vamos ter na memória para sempre. Passamos tantos perrengues, sentimos tanto medo, brigamos e rimos muito também quando dava. E até fomos esquecidos. Mas eu acho que o que fica é que passamos juntos e com coragem! Foram oito dias que pareceram meses — disse.
Continua depois da publicidade
Ele criticou nas redes sociais o grupo de jogadores brasileiros do Shakhtar Donetsk, que saiu do país no sábado, dia 26. Ao g1, disse que havia se unido aos atletas para deixar a Ucrânia ao lado deles, mas foi esquecido.
O catarinense jogava futsal no Skyup Kie, clube de Kiev, há seis meses. Ele também já defendeu Imperial Wet (Romênia), O Parrulo Ferrol (Espanha), Square (Croácia), FC Stalitsa Minsk (Bielorrússia), Giti Pasand (Irã), Corinthians e Jaraguá Futsal.
Leia também
Acessos do viaduto de Navegantes à BR-101 devem ser pagos por pedágio
O que falta para o viaduto de Navegantes sobre a BR-101 ser duplicado
Invasão da Câmara de Blumenau revelou mais do que falhas na segurança
Reajuste de 25% nos táxis de Blumenau é sintoma de nova fase na disputa com aplicativos